Cidadania e Saúde em SC

No dia,(03), segunda-feira,  foi realizada no TICEN (Terminal Integrado do Centro),, em Florianópolis,SC, a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, com apresentação de dança do aluno da ACIC, Fábio Carioca, que é deficiente físico e visual. A professora e coreógrafa da Associação, Mara Cordeiro, disse que o trabalho é feito para reabilitar os cegos, já que com a dança o deficiente visual cria perspectiva corporal, entendendo o espaço e ritmo.Houve também palestra com a psicóloga e o presidente da Aflodef, Karolina Costa e  José Leal. Ambos falaram da importância da inserção da pessoa com deficiência na sociedade.

Já, dia (04), terça-feira, às 8h haverá no TICEN , centro, em Florianópolis,SC, entrega de panfletos da APAE e conversação com as pessoas que circulam pelo terminal. Às 14h30 a APAE se apresenta novamente, mas desta vez com o grupo de dança que foi destaque nas Olimpíadas de Londres deste ano. Às 15h30 é a vez da Aflodef  mostrar o basquete com cadeirantes na escola José do Valle Pereira, no bairro João Paulo.

 

Na quinta-feira (06), às 15h40, na Escola Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, é a vez da ACIC apresentar o futebol com cegos (goalball), modalidade que exige muito silêncio por parte do público e concentração por parte dos jogadores. Dia 7, sexta-feira, às 16h no TICEN, haverá o encerramento da semana com espetáculo de dança e palestra.

 

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Transportes Mobilidade e Terminais de Florianópolis e conta com a participação da Aflodef (Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos), ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

 

Deficientes no Brasil - Política Nacional de Mobilidade Urbana

A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, atendendo à lei n° 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da política Nacional de Mobilidade Urbana, recebeu esta semana 24 novos ônibus, todos equipados com elevadores para cadeirantes. Até o final de dezembro mais nove ônibus chegarão, mas estes serão articulados.

 

Outras iniciativas também estão sendo colocadas em prática, caso dos cursos de capacitação em algumas empresas de transporte da Capital. No projeto os motoristas e cobradores passam por uma vivência, ficando com olhos vendados, andando de cadeira de rodas para tentar entender e aprender a respeitar as diferenças.

 

Contatos para a imprensa

 

Mara Cordeiro (Coreógrafa ACIC): 9630-8495
Simone (APAE):9924-5964
Marcelo Roberto da Silva: (Secretário de Transportes): 9111-8585

Aline Andrade (Assessora de Comunicação da Secretaria de Transportes):8414-9884