Base desabando há um ano da eleição
Há um ano da eleição de 2014 para escolha presidencial, novos senadores, deputados federais e estaduais; principais partidos que formam hoje a chamada \"base aliada\" do Governo Dilma Rousseff (PT), não estão demonstrando pleno ritmo de renovar em cem por cento a aliança que elegeu a presidente Dilma Rousseff.
Por parte do PMDB há resistências típicas nesta época que antecede as eleições, ou seja, o PMDB quer abocanhar mais espaços na ocupação dos ministérios com a chegada da recomposição que o Gover que já definiu sair da base aliada para abrir caminho em que o governador de Pernambuco Eduardo Campos, vir possivelmente disputar a eleição presidencial.
Outros exemplos começam fervilhar dentro do PDT, PP e até em outras pequenas siglas partidárias que estão atualmente na base de governo Dilma Rousseff (PT), algo que nesta época do ano é inevitável em termos políticos. Com o barco meio que naufragando, a saída para alguns políticos da base aliada é tentar buscar outras alternativas para não correr maiores riscos de um naufrágio em 2014, nas urnas é claro.
Marina Silva poderá concorrer à presidente
A democracia pressupõe debates e é o que vem ocorrendo internamente dentro das siglas partidárias, em especial daquelas que formam este conjunto da base aliada ao atual Governo Federal sob o comando da presidente Dilma Rousseff (PT).
A eleição de 2014, terá ainda o PSDB com Aécio Neves nesta disputa presidencial e a nova e provável maior surpresa que deverá acontecer em meados de abril e maio do ano que vem. Isto é: a presença de Marina Silva concorrendo pelo PSB e Eduardo Campos como vice na chapa que disputará a presidência da República.
Afinal, Marina Silva já pressumidamente sairia com algo em torno de 20 milhões de votos ao contrário de Eduardo Campos que teria que sair do índice em torno de 2% da votação e buscar alcançar acima de 45 milhões de votos para tornar-se o novo presidente da República. Marina Silva encurtaria este caminho e tornaria a eleição mais concorrida, uma vez que em todas as pesquisas até agora realizada Marina Silva é apontada como a mais forte concorrente de Dilma Rousseff (PT).
Agnaldo Godoy