Chalita (PMDB/SP), é investigado pelo MPE/SP e TJ
O Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça de São Paulo foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal - STJ a abrir investigações contra o secretário de estado de Educação da prefeitura de São Paulo,SP. O ex-deputado federal Gabriel Chalita (PMDB); está sendo investigado por formação de quadrilha; lavagem de dinheiro; corrupção ativa e passiva e fraude em licitação.
O secretário de estado de Educação na atual gestão do prefeito Fernando Haddad (PT); Gabriel Chalita responderá ainda à Justiça por peculato. Chalita foi chefe da pasta estadual da Educação entre 2009 e final de 2011 durante a gestão do ex-governador Geraldo Alckimin (PSDB).
Em 2001, o então deputado federal Gabriel Chalita (recém filiado ao PMDB); convidara a filha do ex-presidente Lula (PT), Lurian Lula da Silva para atuar como assessora na área social do escritório político em São Paulo (SP). À imprensa na época Gabriel Chalita justificou a contratação de Lurian: \" Ela vai trabalhar comigo, sim, vai trabalhar em São Paulo, como assessora.
Ela desenvolveu bem o trabalho na área social em Santa Catarina e a convidei para trabalhar comigo\". A defesa de Gabriel Chalita, segundo divulgado à Imprensa é uma apuração \"requentada\", uma vez que foi arquivado pela Justiça em 2014. Mas, agora, novamente o caso vem à tona com a decisão do STF em autorizar o MPE de São paulo e Tribunal de Justiça investigar o caso.