Santa Catarina debate violência nas escolas

O 13º Fórum Ordinário da Undime/SC realizará, no dia 19 de abril, uma mesa redonda sobre o tema “Violência nas escolas: causas e consequências”.

A violência nas escolas da rede pública tem ocorrido com maior freqüência nos últimos anos. Alunos que agridem professores e professores que agridem alunos, ex-alunos que retornam à escola para provocar a desordem, em fim, são vários os fatos que levam a sociedade a questionamentos ainda sem respostas. O último fato, ocorrido na escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, no Rio de Janeiro, chamou a atenção de todo o país e autoridades para o assunto, e por isso, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina promoverá uma mesa redonda intitulada “Violência nas escolas: causas e conseqüências”, no 13º Fórum Ordinário da Undime/SC, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril.

O debate ocorre no dia 19 de abril às 18h, com a participação de representantes do grupo de Estudos Núcleo de Vida e Cuidado (Nuvic) da UFSC, das Secretarias Municipais de Educação, do Ministério Público, e demais entidades interessadas em debater o assunto. O objetivo é discutir as causas, consequências e formas de prevenção de ações violentas nas escolas.

De acordo com o presidente da Undime/SC, como esta é uma instituição que luta pela qualidade da educação, a questão da segurança nas escolas é um fator extremamente relevante, pois não é possível se dedicar ao processo de ensino e aprendizagem se não houver segurança, se o aluno não se sentir seguro e a vontade no ambiente escolar, e se a família não confiar naquela instituição de ensino. “Dada a situação que a sociedade vive, em questão de valores e a violência em geral, incide na escola, e é evidente que a escola é um reflexo da sociedade, e isso causa problemas na aprendizagem. E com este fato que ocorreu no Rio de Janeiro, que lamentavelmente pode acontecer em qualquer lugar, precisamos trabalhar as questões de cultura de paz, de valores não só nas escolas mas em toda a sociedade. Pois, não adianta encher de guardas, e barreiras nas escolas, se a violência está em toda a parte”, conclui.  

 Em Lages, na Serra Catarinense, também na área educacional há um movimento sendo articulado com participaçãp da Prefeitura e diversas entidades, destacando-se também da área de segurança pública, objetivando impulsionar o debate sobre a violência na sociedade, especialmente também relacionada nas escolas onde projetos como o Proerd vem dando uma grande contribuição na prevenção e combate ao uso de drogas e da violência.

 

O que: Mesa redonda:“Violência nas escolas: causas e consequências” – 13º Fórum Ordinário da Undime/SC

Quando: 19 de abril às 18h

Local: Hotel Canto da Ilha

Mais informações e sugestão de Fonte:

Presidente da Undime/SC Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - 9971-0622

Assessoria de Imprensa- Graziane Ubiali -48 9973-0274