Ministério da Agricultura sofre ação da Operação Fugu em SC

O Ministério da Agricultura e duas empresas do setor de pescados da região de Itajaí, SC, foram alvos da Operação da Polícia Federal denominada \"Fugu\". A 1a. vara Federal de Itajaí,SC, expediu 37 mandatos judiciais sendo 20 de buscas e apreensão, 12 de busca pessoal e cinco de suspensão cautelar do exercício de funções públicas ligadas ao Ministério da Agricultura e que atuam nas cidades de Florianópolis; São José; Balneário Camboriú; Itajaí; Navegantes; Blumenau e Jaraguá do Sul, ambas em Santa Catarina.

 

Adulterações em produtos de pescados, bem como, pagamentos de propinas à servidores envolvidos neste esquema descoberto pela Polícia Federal; além de proteção ilícita de duas empresas do setor de pescados da região do vale do Itajaí,SC. Segundo investigações da Polícia Federal, o uso do método \" Oversoaking\" teria sido utilizado em produtos de pescados importados da China e da Coréia do Sul.

 

O método \" Oversoaking\" consiste em adição de água e de produtos químicos no interior dos pescados o que representa riscos à saúde do consumidor. Outra Operação da Polícia Federal denominada \"Lucas\", foi deflagrada também na última terça-feira,16, em que ocorrera 62 mandatos judiciais sendo 10 de prisão; 16 de condução coercitiva e 36 de buscas e apreensão e atingiu vários estados como Tocantins e Santa Catarina.