Casa da Moeda do Brasil virou a Casa da Corrupção

Lucros bilionários e corrupção caracterizam a história mais recente da Casa da Moeda do Brasil - responsável pela produção do Real, porém, coleciona uma série de escândalos de corrupção que atinge cifras milionárias. Isto apenas no que tange até agora descobertos pelas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

 

Mas, há décadas, há suspeitas de que estes esquemas criminosos instalados na Casa da Moeda do Brasil possa ter provocado rombo bilionário aos cofres públicos. E agora o presidente da República, o mafioso Michel Temer (PMDB), quer privatizar a Casa da Moeda. Um risco eminente ainda maior para que haja continuidade de práticas irregulares.

 

Durante governos de Lula e de Dilma (PT), e de Michel Temer (PMDB), a Casa da Moeda esteve sob comando dos cargos distribuídos ao PT;PP e PTB. Em 2005, ocorreu a descoberta do primeiro grande escândalo na Casa da Moeda do Brasil.

 

O então presidente da Casa da Moeda na época Manoel Severino dos Santos surgiu na lista de beneficiários do mensalão - a Ação Civil-470 que teve cerca de 40 nomes de figuras políticas envolvidas neste escândalo do mensalão. Muitos deles foram presos e praticamente dezenas de corruptos neste esquema ainda respondem processos na Justiça.

 

Casa da Moeda do Brasil vira foco de corrupção e esquema de propinoduto

Já em 2015 novamente, um novo escândalo na Casa da Moeda do Brasil. A Polícia Federal (PF), deflagrou a operação Vícios e descobriu fraudes em diversos contratos visando implantação do chamado sistema de controle e produção de bebidas - Sicobe. E coube novas investigações por parte da Polícia Federal (PF). A Polícia descobriu então envolvimento de vários servidores da Casa da Moeda e também da Receita Federal e que teriam recebido cerca de R$ 100 milhões - isto mesmo, cerca de R$ 100 milhões em subornos.

 

Uma máfia estava instalada,. aninhada dentro da Receita Federal e da Casa da Moeda do Brasil. O então indicado pelo PTB sob apadrinhamento do Ministro da Fazenda na época Guido Mantega, outro mafioso que vem sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, o ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci foi demitido.

 

E o PTB indicou para substituir o mafioso demitido, um outro ligado ao PTB, ou seja, Alexandre Cabral para comandar a Casa da Moeda do Brasil. Como a Polícia Federal já estava investigando a série de quadrilhas ali instalada na Casa da Moeda do Brasil, não tardou muito para que novamente a Polícia Federal visitasse a estatal e descobriu através da Operação esfinge que o esquema viciado da Vícios continha ramificações e desta vez ampliada e dentro do Sicobe.

 

Literalmente a espécie do \"câncer\" da corrupção estava ampliado e mafiosos, quadrilheiros e corruptos agiam sem precedentes em que vários servidores teriam recebido R$ 70 milhões para ignorar um desvio de R$ 6 bilhões - Isto mesmo: DESVIOS DE R$ 6 BILHÕES.. haja roubalheira do dinheiro público no Brasil. Um dos mafiosos presos nesta operação da Polícia Federal foi Marcelo Fisch - ex-coordenador-geral de fiscalização da Receita Federal e ex-chefe de gabinete do ex-Ministro da Fazenda Guido Mantega. O conluio formado pela quadrilha de ladrões do dinheiro público brasileiro estava agindo de forma avassaladora em desvios milionários tanto na Casa da Moeda do Brasil quanto dentro da Receita Federal.

 

Investigações continuam e ampliadas cada vez mais em todo o Brasil

A unidade de auditoria da Casa da Moeda do Brasil começou um trabalho intensificado de inspeção em todos os contratos realizados envolvendo o Sicobe. E o trabalho foi dando resultados e chegou até demitir o então chefe do setor José Antonio Meyer. Decisão esta tomada pela presidente do conelho de administração Marise Fernandes de Araújo que foi indicada ao cargo pelo deputado federal Jovair Arantes (PTB) de Goiás.

 

Marise segundo informações é ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira que responde a diversos processos na Justiça por esquemas fraudulentos, corrupção pagamentos de propinas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Mas, as demissões na Casa da Moeda e na Receita Federal além do Sicobe não pararam e uma delas foi a mais tumultuada e na Casa da Moeda em que o governo federal exonerou o diretor de selos Roberto Alfredo Paulo. E para piorar ainda mais a grave situação na Casa da Moeda do Brasil, há previsões aterrecedoras de quem poderão surgir mais e novos escândalos de acordo com investigações que estão em curso e que vão mostrar à todo o país o que e como muitos corruptos, mafiosos se beneficiam e se beneficiaram ao longo de muitos anos de roubalheira milionária em esquemas na Casa da Moeda e na Receita Federal.;