Um novo vírus da dengue deixa em alerta população de Santa Catarina
Um novo vírus da dengue conhecido como Den-2 é identificado em Santa Catarina pela primeira vez e deixa em alerta tanto as autoridades da área da Saúde, especialmente da vigilância sanitária e também a própria população que deve estar mais atento quanto às medidas de prevenção e casos de sintomas da dengue. Mesmo pessoas que já contraíram a dengue podem novamente serem infectados. Há, segundo informações quatro sorotipos de dengue identificados e circulando pelo Brasil.
Até então circulava em Santa Catarina o vírus Den-1. As cidades litorâneas de Santa Catarina como Balneário Camboriú; Itapema; Camboriú é onde concentram-se até o momento já registrados pela área de Saúde estadual; os casos autóctones de dengue neste ano de 2018. Ou seja, que tiveram transmissão no local. Foram 33 casos no total sendo 26 deles somente em Itapema e seis em balneário Camboriú e 1 em Camboriú.
Santa Catarina possui atualmente 75 municípios com registros de casos infectados, principalmente na região Oeste do estado e ainda em cidades como Florianópolis; São José, Palhoça; Biguaçú e Itajaí. Um aumento de cerca de 40 em relação das presenças de turistas, a preocupação aumenta quanto aos cuidados preventivos em relação a dengue. Evitar água limpa parada além de focos de lixo é uma das medidas que devem ser tomadas por toda população e ficar alerta quanto aos sintomas da doença e que surgindo alguns dos sintomas característicos da dengue deve ser providenciado atendimento médico o mais breve possível.