Coronavírus ( Covid 19), população preocupa-se com risco à Dengue; Zika Vírus; Chikungunya; Sarampo e Febre Amarela no Brasil

É mesmo assustador queira ou não a população brasileira, principalmente naquelas regiões do país onde se propagam maior número de casos de contágios por vírus seja da Dengue; Zika; Chikungunya; Sarampo; Febre Amarela e agora surgindo o Coronavírus ( Covid - 19 ), a população brasileira tem mesmo que ficar alerta e prevenir-se com as recomendações que vem sendo realizadas por parte de órgãos responsáveis da Saúde Pública em todo o país quanto às medidas preventivas contra estas perigosas doenças que podem levar à óbito. No Brasil já são 433 casos uspeitos do Coronavírus ( Covid - 19 ), divulgados na segunda-feira (02), sendo que há dois casos confirmados desta doença no país.

 

E os riscos vão além do coronavírus com outras doenças que estão também preocupando a população deste país. Ou seja, a Dengue. O mosquito Aedes aegypti que provoca este contágio da dengue em seres humanos; somente no estado do Paraná já é considerada epidemia em 22 cidades paranaense que teve um salto de registros da dengue 42 vezes a mais do que no mesmo período comparado com o ano de 2019. No Paraná, ano passado foram registrados cerca de 6.121 casos da doença e agora já possui um registro de 25.111 casos da dengue. Em Santa Catarina, a dengue atinge mais de 120 cidades com 133% comparado nestes primeiros meses do ano em relação ao ano de 2019. E no Brasil estão presentes os quatro sorotipos do vírus da Dengue.

 

Santa Catarina registrou em janeiro deste ano 2.052 focos do mosquito da Dengue e que estão presentes em quase a metade do número dos municípios catarinenses. E além destas preocupações relacionadas ao Coronavírus ( Covid - 19 ), mais a Dengue; Zika; Chikungunyia; a Febre Amarela e também com o Sarampo; vale destacar quanto à importância de se informar com relação à todos estes tipos de doenças e respectivas prevenções, principalmente daquelas doenças que podem haver vacinas à disposição em Unidades Públicas de Saúde espalhadas por todo este país, caso a pessoa ainda não tenha sido vacina e dentro das recomendações de órgãos ligados à Saúde.