PF no Pantanal faz ação de combate ao crime ambiental. Pecuarista que vendeu gado ao governador de MT, é um dos suspeitos de colocar fogo na mata
A Polícia Federal (PF), deflagrou na manhã de segunda-feira (04), a Operação Matáá (Fogo ) no idioma indígena Quato , do Mato Grosso. A PF cumpriu dez mandados de buscas e apreensão determinada pelo Ministério Público Federal (MPF). Dentre os presos está um dos grandes pecuaristas da região próxima de Corumbá, região Sul Mato - Grossense e que é um dos suspeitos de atear fogo na vegetação para explorar plantio de novas pastagens a fim de atender rebanhos bovinos.
As investigações da PF apontaram que um destes pecuaristas presos nesta operação de combate ao crime ambiental na região do Pantanal; vendera gado ao governador do Mato Grosso Reinaldo Azambuja (PSDB). À imprensa Reinaldo Azambuja disse que possui relação comercial com \" todo mundo \". A Polícia Federal (PF), realizou ação policial em quatro fazendas de um destes pecuaristas que atua na região do Mato Grosso.
E diante a dimensão das destruições com que as queimadas vem provocando em toda a região do Pantanal; Amazônica; Cerrado e até parte da Mata Atlântica, novas operações poderão serem deflagradas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF), que possui também a tutela do meio ambiente, visando a missaõ constitucional de garantia do meio ambiente saudável e equilibrado. Cabe à promotoria de Justiça atuar na esfera penal, na busca pela punição ao infrator, e na esfera cível visando á reparação e compensação, portanto, dos danos causados ao meio ambiente..