Joaçaba (SC)- Pedido a cassação de prefeito
Com cinco votos favoráveis e quatro contrários, a Câmara de Vereadores de Joaçaba (SC);aprovou o pedido de cassação do prefeito Rafael Laske (DEM) e do vice-prefeito Joventino De Marco (PP). Foram contrários ao pedido os vereadores Mario Wolfart, Elói Hoffelder, José Junqueira e Luiz Vastres.
Votaram favoráveis os vereadores Ademir Zanchetta, Andre Dalsenter, Francisco Moreira Lopes, Fabiano Piovezan e Sueli Ferronato. O plenário da Câmara esteve absolutamente lotado.
O pedido de cassação foi protocolado na Câmara na última quinta-feira, dia 02, e é assinado por um grupo de sete pessoas. Integram a lista Ernesto Bersaghi, Jorge Luiz Giumbelli, Astor Mattes, Elisabete Margot Vieira, Darci Bulzing, Gilberto Antônio Branco e Antônio Felipeto Correa Lopes.
O grupo composto por empresários, comerciantes e funcionários públicos se fundamenta em atos de improbidade administrativa apontados pela Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI da Agricultura, realizada pela Câmara e recentemente concluída.
Ao receber a maioria dos votos o pedido de cassação foi aceito. Ainda na mesma sessão, a presidente da Câmara, vereadora Sueli Ferronato conduziu os atos necessários para implantação de uma comissão processante. Os nomes dos três componentes desta comissão foram sorteados publicamente. São eles: Luiz Vastres, José Junqueira de Carvalho e Fabiano Piovezan. A sessão foi suspensa por um minuto para que fossem definidos os cargos que assim ficaram: Luis Vastres (presidente), Fabiano Piovezan (relator) e José Junqueira (membro).
“Ressaltamos que não votamos nesta noite a cassação do prefeito, apenas aceitamos o pedido de cassação, que são dois procedimentos distintos. De agora em diante esta comissão é que irá conduzir o processo de julgamento do prefeito Rafael Laske e do vice-prefeito Joventino De Marco, sendo que cada um deles fará sua defesa de forma separada”, comenta a presidente Sueli.
Após o período de defesa e instrução do processo, que terá duração máxima de 90 dias a partir da data de notificação dos acusados, é que será realizada a sessão de julgamento. Somente nesta sessão é que os vereadores estarão votando ou não a favor da cassação do prefeito e vice.
Fonte- Assessoria de Comunicação da Câmara /Adriana Panizzi