MILEI ELEITO NOVO PRESIDENTE DA ARGENTINA
O ultraliberal de direita Javier Milei, da União Por La Patria foi eleito o novo presidente da Argentina. A eleição em segundo turno desta eleição ocorreu no domingo (19). Milei venceu nas urnas o candidato Sergio Massa, da coligação La Liberdad Avanza e atua como ministro da Economia no governo argentino. Cerca de 76% dos eleitores argentinos foram às urnas neste segundo turno que elegeu Javier Milei novo presidente da Argentina.
Milei tem como uma de suas propostas na área da economia privatizar o Banco Central da Argentina. O candidato Massa que foi derrotado por Milei, tinha a simpatia do presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva (PT). A vitória de Javier Milei representa uma grande derrota ao Kirschinismo argentino e também para a esquerda política argentina.
A Argentina vive há décadas uma das piores crises sociais, econômicas, políticas e jurídicas com entraves e desafios enormes para serem superados, especialmente relacionados à redução da pobreza, miséria e também do elevado desemprego e da alta inflacionária com que a Argentina vem enfrentando nestes últimos anos.