GRÊMIO VENCE GOIÁS E VAI À LIBERTADORES DE 2024
O Grêmio sob comando do técnico Renato Portaluppi, venceu a equipe do Goiás por 2 a 1 e de virada no placar durante confronto pelo Brasileirão 2023 e desta forma garantiu uma das vagas para disputar a Taça Conmebol Libertadores de 2024. O jogo foi na Arena em Porto Alegre (RS), na noite de quinta-feira (30). Gols de Ferreira e F. Cristado para a equipe do Grêmio e Morelli para o Goiás. A equipe do Goiás com esta derrota diante do Grêmio na Arena acabou sendo rebaixado. A vitória do Grêmio fez a equipe tricolor gaúcha continuar na luta pelo título do Brasileirão de 2023.
O Grêmio está com 62 pontos na tabela de classificação, um ponto apenas atrás de Atlético-MG; Flamengo e Botafogo, sendo estas três equipes dentro do G-4 e mais o Palmeiras que lidera o Brasileirão com 66 pontos e que depende somente dele próprio para alcançar o título nacional desta edição de 2023. Ou seja, o Palmeiras poderá obter o Bi campeonato do Brasileirão. O Bragantino que sofreu derrota na quinta-feira (30), para a equipe do Fortaleza pelo placar de 2 a 1, segue com grandes chances de garantir a outra e última vaga para disputar a Libertadores de 2024.
Como faltam ainda praticamente duas rodadas para encerramento do Brasileirão de 2023, pela Série-A; ainda não há nada definido de quais equipes vão ou não disputar a Pré Libertadores de 2024. O Palmeirtas é atualmente a única equipe garantida com vaga direta para disputar a Libertadores assim como a equipe do Fluminense que é a atual Campeã da Libertadores.