BRASIL LIDERA LISTA DOS 10 PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE HOMICÍDIOS

Segundo o Estudo Global para Homicídios divulgado pelas Nações Unidas na sexta-feira (08), o Brasil lidera o " ranking " com 47.722 homicídios (2020), seguido pela Nigéria com 44.200 (2019) e Índia com 41.330 (2021), tornando-se um dos dez piores países do mundo no combate a criminalidade, combate a corrupção e ao combate contra organizações criminosas. 


 O México que é um dos piores países do mundo em violência, criminalidade e tráfico de drogas, está em quarto lugar com 35.700 homicídios, seguido pela África do Sul com 24.865, Estados Unidos ( 22.941); Colômbia ( 14.160 ); Rússia ( 9.806) e Paquistão ( 9.207) homicídios. 


E a dramática realidade brasileira vai infelizmente muito além da violência, criminalidade. Ou seja, o Brasil é um dos piores países do mundo em relação a corrupção, sendo um dos países do mundo que mais sofre roubalheira do dinheiro público e da falta de investimentos públicos nas principais áreas de serviços públicos: ( Saúde, Educação; Segurança Pública; Habitação; Saneamento Básico; Cultura e de Infraestruturas públicas ).


O BRASIL PRECISA URGENTE REFORMA DO CÓDIGO PENAL

A criminalidade no Brasil é vergonhosa e basta ver a onda de assaltos à mão armada que ocorre diariamente nas principais cidades brasileiras. No Rio de Janeiro (RJ) , São Paulo , a capital paulista e em várias cidades do interior do Estado de São Paulo; Porto Alegre; Salvador (BA); Fortaleza (CE); Recife (PE); Belém (PA); Natal (RN); Aracaju SE); Manaus (AM); São Luiz (MA); dentre outras centenas de cidades brasileiras onde impera a falta de segurança pública.


Mais ainda: falta uma atuação mais forte e ampla por parte da Justiça brasileira; quanto à manter atrás das grades os bandidos que praticam uma série de atos criminosos contínuos no Brasil.

É preciso urgentemente uma atuação política capaz de modificar a legislação brasileira a fim de estabelecer alterações profundas no Código Penal. Tanto o Judiciário brasileiro quanto a Segurança Pública fazem um esforço do tipo enxugar gelo em relação ao combate ao crime organizado no país, bem como, ao combate à roubalheira do dinheiro público e aos demais atos ilicitos e com relação também à segurança pública.

A classe política brasileira precisa sair da zona de conforto e aprofundar debates sociais sobre os graves problemas que afetam milhões de cidadãos brasileiros.