ARGENTINA FARÁ EM 2024 CÚPULA SOBRE UCRÂNIA

Segundo o vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, Igor Zhovka, o próximo encontro de líderes que debate sobre um acordo de paz entre a Ucrânia e Rússia,será realizado no início de 2024 na Argetnina. O presidente da Ucrânia Vladimir Zelensky, esteve presente no cerimonial de posse do novo presidente da Argentina Miley, quando em breve reunião entre Zelensky e Miley, ficou acordado sobre a realização de uma reunião - a primeira na América Latina para debater sobre as hostilidades da Rússia sobre o território da Ucrânia.


Miley tomou posse do governo Argetnino no último dia 10 de dezembro. Após a visita à Argentina, Zelensky seguiu rumo aos Estados Unidos para convencer Washington a prestar mais assistência a Kiev. " Tivemos uma conversa significativa . Discutimos muitas coisas, desde a fórmula de paz ucraniana até ||à cooperação bilateral ", destacou Zhovkva. Segundo informações, Miley teve essa idea em 22 de novembro, logo após vencer as eleições presidenciais. Em Washington (EUA), Vladimir Zelensky discutiu sobre as negociações em andamento com o presidente Joe Biden e os congressistas republicanos ".


O chefe do Pentágno, Lloyd Austini, destacara quer os Estados Unidos estão "comprometidos em ajudar a Ucrânia ", incluindo o fortalecimento de suas capacidades de combate. A reunião entre Zelensky e Biden ocorreu na terça-feira (12). Há dificuldades financeiras e políticas dos Estados Unidos em mais investimentos ao apoio à Ucrânia. Zelesnky alertou aos Estados Unidos sobre os planos de expansão territorial e política do governo da Rússia. São cerca de US$ 160 bilhões de dólares para serem investidos em apoio à Ucrânia.