CORPO DE ALEXEY NAVALNY SERÁ SEPULTADO NA SEXTA-FEIRA (01), EM MARYINO

O sepultamento de Alexey Navalny (47 anos ), morto no dia 16 deste mês de fevereiro numa colônia penal no Ártigo, distante cerca de 2.100 quilômetros de Moscou, ocorre na sexta-feira (01), no Cemitério Borisovskoye, em Maryino, distante apenas 20 quilômetros da sede do Kremlin, em Moscou. O anúncio sobre o cerimonial fúnebre do corpo do principal líder opositor ao regime do ditador Putin, o advogado e ativista Alexey Navalny, foi feito pela porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh pelas redes sociais. 


 A morte de Alexey Navalny, continua sendo um mistério, já que o governo russo sob comando de Vladimir Putin, não autorizou que a família de Alexey Navalny, acompanhasse quaisquer atividades pós saída do corpo de Alexey Navalny da colônia penal em que Alexey Navalny estava desde dezembro passado em cujo local, Navalny havia de cumprir pena de 19 anos de prisão em regime fechado. 

 As condições precárias da cela de isolamento em que Alexey Navalny estava desde dezembro na região do Ártigo, sob baixas temperaturas, sem atendimento médico e sob rigoroso controle de oferta alimentar, sem uma cama disponível e dormindo apenas uma hora por dia em cima de uma tábua fixada na parede e com controle externo para colocá-la à disposição de Navalny, além de ter que permanecer em pé durante 22 horas por dia ( já que era proibido de dormir no piso e também ficar agachado em plena escuridão da cela úmida, contendo mofo; fez com que as condições ali existentes colocassem em risco permanente a saúde e a vida de Alexey Navalny, líder de oposição ao regime do ditador Vladimir Putin. 

 A mãe de Alexey Navalny, Lyudmila Nalvanya, assim que soube da morte do filho, deslocara-se imediatamente para a região do Ártico a fim de receber o corpo do filho Alexey Nalvany, algo que acabou não ocorrendo imediatamente, sendo o corpo de Alexey Navalny levado para um pequeno distrito russo a cerca de 25 quilômetros da colônia penal. 

Após intensas pressões de vários líderes internacionais e face a repercussão internacional da morte de Alexey Navalny, o governo Putin, acabou cedendo e liberando o corpo de Alexey Navalny para o sepultamento. Lyudmila disse à imprensa de que recebeu " pressão " e que foi " chantageada " peloa governo Putin que ordenara haver o sepultamento " secreto " do líder da oposição Alexey Navalny. Várias funenárias de Moscou se recusaram prestar serviços fúnebres para o enterro do corpo de Alexey Navalny, temendo represálias por parte do Kremlin. Segundo informações, ocorreram ameaças por telefone para diversas funerárias em Moscou. A viúva de Alexey Nalvanaya, Yulia Navalnaya, disse na quarta-feira (28), NO PARLAMENTO EUROPEU QUE PUNTIN " LIDERA UMA GANGUE DE CRIMINOSOS ". Yulia seguirá o trabalho político de oposição ao ditador Putin em busca da defesa da democracia em prol do povo russo.