Sobre para 140 o número de mortos devido ao ataque terrorista ocorrido na noite de sexta-feira (22), no Crocus City Hall, em Moscou. O número de mortes infelizmente poderá aumentar diante da gravidade dos ferimentos de dezenas de vítimas deste bárbaro ataque terrorista. A polícia russa já fez a prisão de quatro suspeitos deste ato terrorista. Um deles de acordo com um vídeo publicado no canal Telegram através da editora-chefe da RT Margarita Simonyan, revelou o nome de Fariddum Shamsutdin, nascido em 17 de setembro de 1998, na Turquia. O terrorista é um dos presos e revelou ter chegado em Moscou no dia 4 de março deste ano. Sob o motivo de ter praticado o ataque terrorista, Fariddum disse em vídeo ao ser detido que foi por " dinheiro ". O terrorista ainda disse às autoridades russas que foi oferecido um valor de 500 mil rublos e que recebera a metade depositado no cartão. Perguntado sobre onde estava os documentos, incluindo o cartão, o suspeito deste ataque disse haver " perdido " na floresta durante a fuga da perseguição dos policiais.
O presidente da Federação da Rússia Vladimir Putin , declarou o dia 24 de março o Dia de Luto Nacional. Um processo criminal foi instaurado pela Polícia da Rússia. As investigações sobre o ato terrorista continuam sendo realizados pela Rússia. Três dos quatro suspeitos do ataque terrorista no prédio onde iria ser iniciada a apresentação do grupo de Rock Picnic, no Crocus City Hall, perto 25 quilômetros do centro de Moscou ( Rússia ); foram presos no sábado (23), perto da fronteira entre a Rússia e Ucrânia, na região de Bryansk. Equipes do governo russo atuam nos escombros na tentativa de localizar possíveis vítimas deste ataque terrorista. Ataque este que foi reivindicado pelo Grupo do Estado Islâmico.
DESESPERO, TIROS, BOMBAS INCENDIÁRIAS, CORRERIA, GRITOS, PAVOR NO ATAQUE EM MOSCOU
O público presente ao Crocus City Hall, preparava-se para dali poucos minutos assistir a um grande espetáculo cultural. Ou seja, a apresentação do famoso grupo de Rock da Rússia PicNic. Mas, infelizmente, segundo alguns depoimentos por algumas pessoas ali presentes e revelados à Imprensa logo após o ataque terrorista, o clima de alegria, euforia transformou-se numa espécie de inferno.
O início dos disparos de rifles de caça VEPR e SAIGA utilizados pelos quatro terroristas, espalhou pavor na sala de espetáculo em Moscou ( Rússia ). Houve imediata correria das pessoas em busca de portas de emergências, piso inferior do prédio e de sanitários, salas de banheiros; além da porta principal do prédio - a qual já estava bloqueada com a presença de um dos atiradores.
Enquanto havia esse bloqueio na porta principal de entrada e de saída; outros três terroristas; ocupando espaços diferentes na sala de espetáculo e também atiravam indiscriminadamente nas pessoas, sendo muitas das vítimas sofrendo disparos a queima roupa. Algumas crianças ali presentes foram vítimas dos terroristas. Imagens em vídeo publicadas em redes sociais, mostram parte destas cenas de desespero de centenas de pessoas correndo na tentativa de fugir dos disparos das armas de fogo dos terroristas. Um incêndio foi iniciado no prédio invadido pelos terroristas e as imagens divulgadas em redes sociais mostram a amplitude do ato terrorista em Moscou ( Rússia ). Dezenas de vítimas deste ataque terrorista em Moscou, estão internadas no Hospital Botkin. Houve imediata movimentação de solidariedade às vítimas deste ataque em Moscou.
Manifestações em todo o mundo em repúdio ao ato terrorista que vitimou dezenas de pessoas que estava ali no Crocus City Hall para assistir a um espetáculo cultural, mas que transformou-se num pesadelo para centenas de espectadores, seus familiares e do povo russo. O governo Putin, tomou severas medidas de segurança como ao de proibir aglomerações e reforçou a segurança pública em todo o país.