MAU TEMPO NOVAMENTE NO RS PREOCUPA E PIORA SITUAÇÃO QUE JÁ É CATASTRÓFICA

As enchentes no Rio Grande do Sul desde uma semana continua agora sob risco novamente de elevação do nível das águas dos rios das bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre (RS), interrompeu no meio da manhã de quarta-feira (08), o trabalho de resgate das vítimas devido ao mau tempo. 


Ventos fortes e ameaça de mais chuvas na região metropolitana de Porto Alegre e também em outras cidades gaúchas que estão sofrendo devido as enchentes; continuam sob situação catástrófica. Subiu para 100 mortos e 128 pessoas ainda estão desaparecidas. A situação caótica devido também ao mau tempo na quarta-feira (08), em Porto Alegre - a capital gaúcha, levou a prefeitura a suspender a paralisação momentaneamente do movimento de barcos que trabalham no serviço de resgate às vítimas das enchentes. 

Com a chegada de nova onda de chuvas e frio na região Sul do Brasil, a situação em áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, poderá agravar ainda mais a situação que já é por si só catastrófica, infelizmente. 

 Em todo o Rio Grande do Sul, são cerca de 385 municípios atingidos pelos efeitos das fortes chuvas; mais de 400 escolas destruídas total ou parcialmente devido as enchentes e cerca de 1.450.000 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Há dezenas de milhares de desabrigados. 

 O Brasil vivencia uma intensa mobilização nacional de solidariedade em apoio às milhares de famílias prejudicadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. De toda parte do Brasil e até do exterior chegam donativos para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Água mineral, colchões, agasalhos de inverno; alimentos não perecíveis; enfim, um amplo movimento de ajuda aos desabrigados no Rio Grande do Sul.

Equipes de voluntários se juntam as equipes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para dar o apoio necessário às vítimas destas enchentes. Há muita destruição nas áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Haverá necessidade de muito apoio governamentais ( municipais, estadual e federal ) para as milhares de famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul.