EMBAIXADOR RUSSO ENCONTRADO MORTO EM MOÇAMBIQUE

Foi encontrado no sábado (11), dentro da residência oficial da Embaixada da Federação da Rússia em Maputo, capital de Moçambique, o corpo do embaixador russo naquele país, Alexander Surikov, de 68 anos. O governo da Federação da Rússia, segundo informações, não divulgou as causas da morte do embaixador russo Alexander Surikov.

Autoridades russas também não autorizaram qualquer exame no corpo do embaixador russo em Moçambique. Segundo informações, a presunção de que causa da morte do embaixador russo Alexander Surikov, tenha sido por " morte súbita por causas indeterminadas ". São dezenas de ocorrências de mortes em que muitas autoridades de alto escalão da Federação da Rússia e também diversos empresários russos, foram até agora registradas desde início da invasão de tropas russas no território da Ucrânia. 

O caso mais emblemático foi da morte do líder do grupo Wagner Yevgny Prigozhin - amigo de longa data de Vladimir Putin e que morreu durante a queda do avião do empresário Prigozhin ocorrida em território russo em pleno período de guerra contra a Ucrânia. O governo Putin, possui forte influência no Continente Africano; onde grupos milicianos e empresas ligadas a Prigozhin; possuem uma forte atuação na exploração de minérios e petróleo.