OMS APROVA NOVA VACINA CONTRA A DENGUE

A Organização Mundial de Saúde (OMS),  anunciou na quarta-feira (15), EM GENEBRA ( SUÍÇA ), UMA NOVA VACINA CONTRA A DENGUE. TRATA-SE DA VACINA  JAPONESA TAK- 003 - já é a segunda vacina desenvolvida contra a dengue, cuja doença se espalha rapidamente por vários países do mundo, especialmente em países da África; Ásia; América Central e América do Sul. São cerca de 400 milhões de pessoas por ano infectadas pela dengue em todo o mundo e vem crescendo de forma assustadora registros de casos da doença, principalmente na América do Sul.

A OMS ALERTA  que o número de casos de mortes por dengue  provavelmente  continuará  a aumentar e a se expandir geograficamente em toda a região. A outra vacina contra a dengue fabricada   na França - é a  CYD- TDV, desenvolvida pela empresa farmacêutica francesa  Sanofi Pasteur.

O Brasil já passou de 2.100 mortes por dengue neste ano de 2024. O Estado de Santa Catarina  que enfrenta uma escalada de dengue é um dos estados brasileiros onde a dengue tem  avançado rapidamente e provocado dezenas de mortes. Somente neste ano de 2024 foram registrados  182 óbitos por dengue e sendo mais de  267 mil casos da dengue em todo o estado catarinense. As cidades de Santa Catarina com maior número de casos de dengue são:  Joinville; Blumenau; Itajaí; Navegantes; Florianópolis, Chapecó; dentre várias outras cidades catarinenses.

No Brasil, as regiões do Centro-Oeste lidera com maior número de casos de dengue e depois vem a região Sul do país. Entre os dias 02 de abril e 13 de maio, segundo informações, ocorreu um aumento de 144 % para 256% do número de casos de dengue em Santa Catarina. Com hospitais da rede pública apresentando superlotação na maioria destes hospitais e, inclusive, com leitos de UTI's tanto Adulto, Pediátrico e Neonatal, praticamente todos os leitos ocupados, existindo mais de 97% de ocupação e outras unidades com 100% dos leitos de UTI's ocupados, torna-se um imenso desafio para o governo de Santa Catarina através da Secretaria de Estado de Saúde atuar a fim de garantir mais  leitos de UTI's em Santa Catarina.

Com a proximidade do período de Inverno e desde agora, já apresentando baixas temperaturas na região Sul do país e  surgindo maiores riscos da gripe aumentarem o número de internamentos hospitalares em Santa Catarina; torna-se este desafio ainda maior por parte do governo de Santa Catarina. Prevenção é fundamental tanto contra a dengue; Covid-19 e contra a gripe.