MILEI PRATICOU XENOFOBIA AO VISITAR A ESPANHA E O REPÚDIO FOI IMEDIATO
O presidente da extrema direita da Argentina Javier Milei, visitou a Espanha neste último fim de semana e proferiu palavras de xenofobia contra a esposa do presidente da Espanha, Pedro Sanches. Milei descreveu a esposa de Pedro Sanches de " corrupta ", sem apresentar nenhuma prova contra a primeira-dama da Espanha. Numa medida inédita, o Governo da Espanha imediatamente decidiu no domingo (19), chamar a sua embaixadora na Argentina, Maria Jesús Alonso, para uma consulta " sine die " (sic)- sem fixar uma data futura - , logo após a s polêmicas declarações do presidente da Argetina Javier Milei durante sua visita à Espanha. "
As palavras gravíssimas proferidas por Javier Milei superam qualquer tipo de divergência política e ideológica (...). acabo de ligar para nossa embaixadora em Buenos Aires para consultas ..", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros , União Europeia e Cooperação, Manuel Albares, da Espanha, em comunicado ainda na tarde de domingo (19). Segundo Albares, serão tomadas todas as medidas que considerarmos adequadas para defender a nossa soberania e dignidade ".
Segundo ainda o ministro espanhol, as declarações de Milei, levou as relações entre Espanha e Argentina ao momento mais sério da nossa história recente ". O governo da Espanha pede imediata retificação de Javier Milei, diante aos ataques proferidos contra sua esposa durante a visita de Milei à Espanha no último fim de semana. Javier MIlei foi à Espanha onde participou de um encontro político com diversos líderes de partidos da extrema direita europeia.