AVIÃO DE MADURO É APREENDIDO PELOS ESTADOS UNIDOS
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, apreendeu na segunda-feira (02/9), um avião que pertence ao presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro. A aeronave estava na República Dominicana e foi transferido para a Flórida (EUA). A apreensão da aeronave de Nicolás Madurto, segundo autoridades norte- americanas, deve à uma violação das sanções impostas pelos Estados Unidos. Segundo informações, o avião de Nicolás Maduro, foi adquirido ilegalmente por 13 milhões de dólares, através de uma empresa de fachada ( laranja ) e foi contrabandeado para fora dos Estados Unidos para ser utilizada pelo presidente da Venezuela Nicolás Maduro e seus comparsas, disse o procurador -geral Merrick Garland, num comunicado à Imprensa.
Pelo sistema de rastreamento de aeronaves Flight Radar 24, mostrou que o avião ( um jato particular Dassault Falcon 900 EX, voou de Santo Domingo para Fort Lauderdale na manhã de segunda-feira (02/9). Em abril de 2023, a aeronave adquirida por Nicolás Maduro, foi exportada ilegalmente dos EUA para a Venezuela, através das Caraíbas, e a partir de maio deste ano, realizou voos quase que exclusivamente para uma base militar na Venezuela.
As sanções contra o regime de governo de Nicolás Maduro, aumentam, a cada dia que passa diante as atrocidades cometidas pelo regime de Maduro, principalmente a partir da noite do dia 28 de julho, dia em que ocorreu as eleições presidenciais na Venezuela e onde sequer até hoje as autoridades tanto do CNE quanto do governo do ditador Maduro, divulgaram o resultado das atas destas eleições. Mais de 2.900 pessoas estão presas desde as eleições e centenas delas tidas como desaparecidas. Denúncias de torturas; perseguições, ameaças; agressões e intimidações contra civis na Venezuela, constam de crimes humanitários, segundo várias entidades de defesa dos direitos humanos.
