BRASIL DIANTE UMA POLÍTICA FRAGILIZADA

Não há como negar uma realidade no Brasil e que novamente nestas eleições municipais; apontaram que significativa parcela do eleitorado brasileiro, está repudiando enormemente a política brasileira. Ou melhor, repudiando certamente a maioria dos políticos brasileiros. O índice de abstenções nas urnas nestas eleições municipais de 06 de outubro em todo o Brasil; na ordem acima de 30% na maioria dos municípios e principalmente  nas grandes cidades mais populosas do país; reflete esta triste realidade: o eleitorado que não foi votar e somado aqueles que votaram em branco e ou que anularam o voto  acaba mostrando que se somados ambos;  chega quase a metade do percentual do eleitorado brasileiro.

Isto é muito grave e representa um sério risco para com a democracia. O risco é grande quando se tem um político eleito para algum cargo eletivo; em especial ao executivo municipal como foi nestas eleições de 06 de outubro deste ano de 2024;  onde quase a metade do número de eleitores rejeitaram votar em alguns dos candidatos à prefeito e ou à vereadores e onde somados aos não eleitores, acabam tendo o risco de ter em breve futuro; um político eleito representando toda a população. um dos aspectos relevantes nestas eleições, foi o recado deixado nas urnas onde muitas velhas raposas da política brasileira; sequer foram eleitos. Aliás, alcançaram uma rejeição histórica. A renovação política foi também demonstrada nas urnas e houve mais mulheres sendo eleitas o que mesmo faltando mais desta participação política, já é algo relevante ao país.


GRAVE AINDA NAS ELEIÇÕES SÃO OS CRIMES COM USO DE CAIXA DOIS E ABUSO DOS RECURSOS PÚBLICOS

E há outros fatores preocupantes com relação às eleições no Brasil. Trata-se do uso dos recursos públicos que vão para o chamado Fundo Partidário e ao Fundo Eleitoral - fundões aprovados pelos próprios políticos no Congresso Nacional. Atrás disto tudo, há como já comprovados por inúmeras das operações do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), diversos casos de desvios e fraudes com uso dos recursos financeiros bilionários oriundos deste dois fundos na política brasileira.  Agora, e somente agora, diante do que o significativa parcela do eleitorado  brasileiro mostrou e certamente com indignação ao não votar nestas eleições de 06 de outubro deste ano;  tanto o Congresso Nacional quanto  o Supremo Tribunal Federal (STF), querem ambos  a volta de doação  de empresas  para campanhas eleitorais em 2026. Risco também para que não haja repetição daquilo tudo que ocorreu com o Mensalão ( onde  praticamente nenhum corruptos descoberto no Mensalão permaneceu preso - isto para apenas alguns dos corruptos; mafiosos que acabaram sendo detidos num dia e solto logo após por determinação do STF).

Para alguns poucos políticos o financiamento      público de campanha  eleitoral foi um erro e que escancarou o Caixa Dois de campanha política.  As eleições municipais de 06 de outubro deste ano, registrou alguns casos em que investigações policiais em várias regiões do Brasil,  detectaram  suspeitas de atuações de organizações criminosas e do uso do caixa dois, com apreensões de vasta gama de dinheiro em cédulas sendo apreendidas. Em suma: o Brasil ruma para um caminho sem volta até que haja profundas reformulações e novos projetos e leis que acabem com as mazelas que ainda permeiam o meio político brasileiro. Há muito ainda que se avançar para o aprimoramento da democracia, aprimoramento da ética na política brasileira.