CONTRATO DE MAIS DE MEIO BILHÃO DO GOVERNO DE SC SEM LICITAÇÃO NA MIRA DE INVESTIGAÇÕES

Denúncia revelada pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro; vem repercutindo em todo o Brasil. Trata-se sobre um contrato sem licitação pública de mais de meio bilhão do governo do Estado de Santa Catarina sob comando de Jorginho Mello (PL), junto a uma empresa do Piauí para serviços de telemedicina. Ou seja, contrato entre o Governo de Santa Catarina com a empresa Integra Saúde Digital Telemedicina, do estado do Piauí e cuja empresa, segundo informações; não é dona do Software do serviço vendido ao governo de Santa Catarina. 


A contratação realizada sob sigilo absoluto do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina ( Ciasc ), resultou na contratação sem licitação no valor de R$ 547 MILHÕES. Segundo informações já reveladas à imprensa, após vazamento do contrato milionário de mais de MEIO BILHÃO entre o Governo de SC e a empresa Integra Saúde Digital de Telemedicina, com sede no estado do Piauí em que após " pressões para acelerar o processo ", oriundas dentro do governo de Santa Catarina onde alguns servidores " temiam serem responsabilizados legalmente; caso assinassem e surgissem problemas depois... tinham medo de serem presos", revelou uma fonte, cujo teor foi divulgado pelo O Globo. 

Segundo informações; após vinte dias do início do processo para formalizar o contrato entre a empresa Integra Saúde Digital Telemedicina, de Piauí, ocorreu a instalação de uma filial desta empresa em Florianópolis (SC), ou seja, no dia 14 de novembro de 2023. Segundo informações, o Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu do Ciasc, que por sua vez, contratou a empresa Integra Saúde Digital Telemedicina, do Piauí e sem licitação - alqo estranho quando se trata de transparência de gestão pública ; e onde a tal empresa Integra Saúde Digital Telemedicina, não é a proprietária do Software contratado pelo governo do estado de Santa Catarina. 

Ou seja, ocorreu uma espécie de " quarteirização " dos serviços ao governo de Santa Catarina. A empresa Integra Saúde Digital Telemedicina é apenas licenciada da Portal Medicina & Saúde Ltda , empresa essa paulista e que detém a tecnologia original. Ou seja, atravessadores no esquema suspeito e que deverá ser alvo de profundas investigações tanto da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF), já que poderá haver recursos federal na área de Saúde envolvido no caso e também poderá surgir investigações do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), assim como ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina ( Alesc ), onde ambos órgãos públicos deverão aprofundar e fazer com que haja pleno esclarecimento à população de Santa Catarina a respeito deste contrato sem licitação por parte do governo do Estado de Santa Catarina, sob gestão atual do governador Jorginho Mello (PL).