EX-PRESIDENTA DA ARGENTINA CRISTINA KIRCHNER PEGA 6 ANOS DE PRISÃO POR FRAUDES E CORRUPÇÃO
Publicado em 10/11/2024
Autoria Destaque Catarina
A ex-Presidenta da Argentina Cristina Kirchner foi condenada por unanimidade pela Justiça à 6 anos de prisão por vários crimes desde associação ilícita; propinas e corrupção. A condenação por atos de corrupção contra Cristina Kirchner saiu por unanimidade do Supremo Tribunal Federal da Argentina. Anteriormente, o Tribunal Criminal Superior já havia decidido também pela condenação contra a ex-Presidenta da Argentina Cristina Kirchner.
Também são alvos da Justiça da Argentina, Lázaro Báez; José Lopez e Nelson Periotti, entre outros réus e ligados à realização de obra durante a gestão do governo de Cristina Kirchner. Investigações na Argentina, apontaram que diversos ex- funcionários da Estrada Nacional e do órgão provincial; " operavam fora do interesse público ", configurando por de trás uma aparente legalidade. Tramitam investigações na Justiça da Argentina de 51 processos relacionados para a construção de obras rodoviárias entre 2003 e 2015, com uma série de fraudes que prejudicaram, segundo as investigações, os interesses pecuniários da administração pública da Argentina.
A Câmara IV da Câmara Federal de Cassação fará leitura pública da sentença do caso Estradas onde a ex-Presidenta da Argentina Cristina Kirchner foi condenada a seis anos de prisão pelo crime de administração fraudulenta em prejuízo ao Estado. Os danos causados foram estimados em 80 bilhões de pesos. Em 6 de dezembro de 2022, Cristina Kirchner tornou-se a primeira vice- presidente em exercício na época, com condenação por corrupção. Diante da condenação por parte da Justiça da Argentina; Cristina Kirchner perde também os direitos de disputar novas eleições.i