OPERAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO; FRAUDES E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM MAIS MUNICÍPIOS DE SC
Publicado em 22/11/2024
Autoria Destaque Catarina
Não bastou imensas operações já realizadas em Santa Catarina nestas últimas décadas ao combate à corrupção, fraudes em licitações; propinodutos milionários; organizações criminosas, falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro e quadrilhas continuam praticando atos ilícitos em vários municípios do estado de Santa Catarina - um dos estados onde organizações criminosas dentro e fora do meio político são desvendadas pelas diversas das operações do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), das equipes da Polícia Civil ( DEIC, DIC e da Gaecos ), neste combate de atos criminosos que resultam em prejuízos ao erário público, seja no âmbito municipais e ou estadual e federal.
E durante a sexta-feira (22/11), foi deflagrada a " Operação Venus Dominus ", da tradução literal do latim " e que significa " Verdadeiro Dono ". Os nomes dos alvos desta operação momentaneamente; não foram revelados.
Equipes da Gaeco ( Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas ), com apoio da 5a. Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul (SC); cumpriram 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio do Sul; Blumenau; Lontras e Itajaí, ambas cidades do Estado de Santa Catarina. A investigação do MPSC apura desde ao super faturamento ( sobrepreços); desvios de recursos públicos, bem como, prática de corrupção ativa e corrupção passiva; além de fraudes em licitações públicas e de organização criminosa. Investigações ainda apontam para uma suposta e complexo esquema idealizado a fim de facilitar as fraudes em licitações e contratações públicas; com envolvimento de vários servidores públicos e empresários destes municípios alvos desta operação " Venus Dominus ".
A secretaria municipal de Saúde da prefeitura de Rio do Sul (SC), é um destes alvos desta operação do MPSC, bem como, em várias residências e empresas ligadas aos diversos alvos investigados pelo MPSC e com o cumprimento das equipes da GAECO nesta operação " Venus Dominus ".
Santa Catarina somente com uma das mais recentes e das maiores operações de combate a corrupção na história recente de Santa Catarina e voltada ao combate a corrupção, organização criminosa; fraudes em licitações, superfaturamento; propinas milionárias e lavagem de dinheiro , ou seja; a Operação Mensageiro, a qual resultou em cinco primeiras fases; a prisão de mais de 20 prefeitos; vice-prefeito; diversos secretários públicos municipais, além de um empresário considerado um dos pivôs do esquema criminoso de desvios de recursos públicos.
A Operação Mensageiro, deflagrada em dezembro de 2022; já atingiu inicialmente cerca de 25 municípios de um total próximo de 140 municípios de Santa Catarina e que ainda estão sob investigações do MPSC. Até essa quinta fase da Operação Mensageiro, em Santa Catarina; cerca de Meio Bilhão - isto mesmo; cerca de R$ 500 milhões de reais foram descobertos pelas investigações na Operação Mensageiro como sendo desviados dos cofres públicos em várias prefeituras de Santa Catarina.
Desvios financeiros que ocorreram, segundo as investigações nas áreas dos serviços públicos da coleta de lixo sólido urbano; saneamento básico e de serviços de energia elétrica. Vários alvos da Operação Mensageiro em Santa Catarina, tornaram-se réus e os processos continuam em andamento seguindo o rito legal e de acordo com a legislação brasileira.