MAIOR ESMERALDA DO MUNDO SERÁ REPATRIADA AO BRASIL DECIDE A JUSTIÇA DOS EUA

A Justiça dos Estados Unidos decidiu na quinta-feira (22/11), repatriar a maior esmeralda do mundo que segundo avaliação estima-se valer mais de R$ 2 bilhões. Ou seja, a esmeralda Bahia, pesa 380 kg e sendo, portanto, a mais preciosa esmeralda do mundo. 


A Justiça dos Estados Unidos acatou o pedido de repatriação da esmeralda Bahia para o Brasil. O juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, EUA, concordou com a posição das autoridades brasileiras de que a esmeralda Bahia - extraída ilegalmente do Nordeste brasileiro e que foi exportada de forma ilícita em 2001, segundo investigações. 

A extração da esmeralda Bahia de acordo com o que já havia decidido pelo Tribunal Regional Federal da 3a. Região (TRF-3), foi ilegal. A medida foi um resultado conjunto da coordenação do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça e de Segurança Pública. A esmeralda Bahia é um bem cultural brasileiro e que será incorporado ao Museu Geológico, disso Jorge Messias, que atua como advogado -Geral da União. 

 A pedra Esmeralda Bahia, foi lavrada em Pindobaçu, no estado da Bahia, e saiu ilegamente do Brasil pelo estado de São Paulo; passando pela Louisiana (EUA). Uma declaração falsa feita às autoridades aduaneiras acobertou a exportação da pedra esmeralda Bahia, segundo investigações logo à época em que a esmeralda Bahia havia saído do Brasil em 2001 para os Estados Unidos. 
Em 2017, a Justiça Federal em Campinas (SP); condenou dois acusados de enviar ilegalmente a esmeralda Bahia aos Estados Unidos, numa ação penal que foi ajuizada pela procuradora da República Elaine Ribeiro de Menezes, que declarou o perdimento da esmeralda Bahia em favor da União, o que foi após confirmado.