FALTA DE RECOLHIMENTO DO LIXO EM FLORIANÓPOLIS (SC), GERA REVOLTA NA REGIÃO NORTE DA ILHA
Publicado em 08/01/2025
Autoria Destaque Catarina
Uma vergonha ! Isso mesmo: um desrespeito para milhares de contribuintes de impostos , inclusive tributo referente a taxa de recolhimento do lixo sólido urbano em Florianópolis (SC), a " Ilha da Magia ". Passa ano, vem ano novo e lá se repetem os graves problemas que geram revolta de muitos moradores. É o caso do acumulo de lixo que ocorre em várias áreas da região Norte da " Ilha da Magia ".
Ou seja, numa das regiões mais turísticas em Florianópolis (SC). São vários dias sem que haja o recolhimento do lixo no bairro Rio Vermelho e também nos Ingleses, dentre outras áreas do Norte da Ilha de Florianópolis (SC). E os problemas com o cúmulo de lixo sólido urbano trazem sérios riscos à saúde humana, devido à presença de moscas, ratos, baratas e do odor forte devido à podridão de restos de alimentos, dentre outros produtos que provocam um odor insuportável para quem reside perto de locais onde estão acumulados o lixo em Florianópolis (SC).
ALÉM DO ACÚMULO DO LIXO, FLORIANÓPOLIS E VÁRIAS REGIÕES LITORÂNEA ENFRENTAM PROBLEMA DE VIROSES
O litoral catarinense enfrenta nesta época do ano, um aumento considerável e preocupante dos casos notificados de viroses. Muitas praias poluídas devido à falta de maior investimentos no setor de saneamento básico, o agravamento de doenças provocadas por viroses estão levando centenas de pessoas em busca dos serviços de saúde em unidades de Saúde espalhadas em diversas cidades do litoral catarinense. Sintomas de diarréia, vômitos, tonturas e , portanto mau-estar são os principais sintomas causados por viroses. A Secrataria de Estado de Saúde assim como secretarias municipais de Saúde, estão mobilizadas no atendimento aos casos de viroses na região litorânea de Santa Catarina. Até a Cidasc, inclusive, anunciou publicamente na sexta-feira (03/01), um alerta sobre o risco de intoxicação por consumo de moluscos bivalves ( ostras e mexilhões ) , extraídos em Florianópolis, Palhoça, Imbituba e Laguna (SC). Ou seja, mais um problema de saúde além das viroses, principalmente para quem consome esses moluscos. Segundo informações, o consumo de moluscos está relacionado a casos de intoxicação.
