MUITOS DOS MUNICÍPIOS DE SC COM DÍVIDAS ASSUSTADORAS. CADÊ FISCALIZAÇÃO ?
Publicado em 01/02/2025
Autoria Destaque Catarina
Na medida com que os prefeitos que assumiram prefeituras no Estado de Santa Catarina vão conhecendo mais profundamente a realidade econômica- administrativas municipais; o que se vê notadamente, neste primeiro momento do início de novas gestões das prefeituras é de que muitas delas estão literalmente no vermelho, ou seja, literalmente afundadas em dívidas.
É o caso de Blumenau (SC), uma das principais cidades de Santa Catarina e que foi governada na gestão passada pelo então prefeito à época Mário Hildebrandt (PL) , e que continua na nova gestão com o prefeito eleito também do PL, Egídio Ferrari, ambos aliados do governador de Santa Catarina; Jorginho Mello (PL). A Prefeitura de Blumenau (SC), segundo informações, possui um dívida na ordem de R$ 327 milhões de reais. Mario Hildebrandt (PL), assumiu recentemente a Secretaria de Estado; Proteção e da Defesa Civil no governo Jorginho Mello (PL).
Outra prefeitura que segundo informações também vivencia dura realidade com dívidas é a de Anita Garibaldi, na serra catarinense. A dívida da prefeitura de Anita Garibaldi,SC, cuja população é na ordem de 8 m il habitantes; atinge cerca de R$ 20 milhões.
O prefeito Henrique Menegazzo, que assumiu a prefeitura de Anita Garibaldi (SC), decretou calamidade pública financeira. O prefeito de Anita Garibaldi, disse à imprensa que há desde folha " atrasada"; convênios atrasados, vários fornecedores ainda por receber valores financeiros da prefeitura por serviços prestados. " A gente sem dinheiro em caixa ", desabafou o prefeito de Anita Garibaldi, Henrique Menregazzo. Segundo ele, a prefeitura fará esforços para sanar as dívidas. E são muitas outras várias prefeituras do Estado de Santa Catarina em situação semelhante a de Blumenau e de Anita Garibaldi. Diante destas realidades municipais em que muitas das prefeituras de Santa Catarina estão endividadas, a pergunta que fica é: " Onde estava o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina -TCE/SC" ??? ao qual cabe entre várias atribuições fiscalizar o Poder Executivo e tanto Estadual quanto Municipais; assim como fiscalizar ainda o Legislativo e o Judiciário Catarinense.
Afinal, o que se vê notadamente sempre por parte do TCE/SC é a aprovação de contas municipais, incluindo até daquelas prefeituras alvos de operações de combate a corrupção como exemplo desde Lages; Tubarão e dezenas de outras prefeituras de SC envolvidas no escândalo da Operação Mensageiro ( uma das maiores do gênero envolvendo corrupção, formação de quadrilhas; fraudes licitatórias; lavagem de dinheiro; propinas milionárias, etc ). E mais ainda: onde estavam os vereadores destas prefeituras com dívidas elevadas ??????
