DESEMBARGADORES DO TRT DO RIO CONDENADOS ATÉ 20 ANOS DE PRISÃO
Publicado em 18/03/2025
Autoria Destaque Catarina
Três desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho -TRT da 1a. Região , no Rio de Janeiro (RJ), foram condenados a até 20 anos de prisão por prática de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e propinas que alcançaram cerca de R$ 6,8 milhões entre o período de 2017 a 2020, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O esquema criminoso que resultou na condenação dos três desembargadores do TRT-do Rio de Janeiro, segundo investigações, apontaram em um conjunto probatório, coeso e harmonioso e que evidenciou a sincronia da ação de corruptos e corruptores no mesmo sentido de prática criminosa comum, segundo a ministra Nancy Andrighi, relatora do caso e que foi seguida pelos demais ministros da PGR.
A sentença sobre o caso foi determinado apela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi aplicada na última quinta-feira 13/3). O desembargador Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues foi absolvido por unanimidade, enquanto foram condenados pela Justiça os desembargadores Marcos Pinto da Cruz; Fernando Antônio Zorzenon da Silva e José da Fonseca Martins Junior. Cabe recurso à defesa.
Em outros estados da federação brasileira, há investigações também no âmbito de atuação de diversos desembargadores sendo investigados, inclusive junto a Tribunais Regionais do Trabalho.
