MUNDO DA ARTE EM LUTO. MORRE MARIA LÚCIA GODOY - UMA DAS MAIORES CANTORAS LÍRICAS DA HISTÓRIA
Publicado em 17/05/2025
Autoria Destaque Catarina
Morreu na sexta-feira (16/5), em Belo Horizonte (MG); aos 100 anos de idade, a cantora soprano lírica brasileira, Maria Lúcia Godoy, considerada pela crítica internacional; como sendo uma das principais cantoras líricas da história mundial. Maria Lúcia Godoy, morreu na sexta-feira (16/5), em Belo Horizonte (MG). Maria Lúcia Godoy, ficou conhecida mundialmente por interpretar composições de Heitor Villa-Lobos e ser " embaixadora " da cultura brasileira. Maria Lúcia Godoy, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais por ser " embaixadora " da arte brasileira em vários países do mundo.
A cantora Maria Lúcia Godoy, era especialista em interpretar composições do maestro Heitor Villa-Lobos ( 1887-1959) em que ficou conhecida mundialmente pela música " Bachianas Brasileiras número 5 ". Maria Lúcia Godoy, tinha amizades com importantes nomes tanto da política quanto da arte brasileira e internacional. Maria Lúcia Godoy, inspirava-se em músicas como a do " Sabiá " de Tom Jobim escrita por Chico Buarque.
Maria Lúcia Godoy, cantou no velório do cineasta Glauber Rocha e apresentou-se em vários eventos de destaque nacional e internacional.
No Brasil, por exemplo, Maria Lúcia Godoy, apresentou-se na inauguração de Brasília (DF); à convite do então presidente da República, Juscelino Kubitscheck, com que nutria grande amizade. Maria Lúcia Godoy, foi destaque em reportagens de importantes revistas nacionais e internacionais como exemplo; a Revista norte-americana Times. Maria Lúcia Godoy, encantou plateias e figuras proeminentes da cultura mundial. Maria Lúcia Godoy, era formada também em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Maria Lùcia Godoy, não se limitou ao canto, escreveu livros infantis, colunas de jornais e uma discografia de 20 CDs e LPs, incluindo o último trabalho, " Acalantos " ( 2012), com cantigas de sua autoria.
Natural de Mesquita, em Minas Gerais, Maria Lúcia Godoy, fez estudos de Línguas Natalinas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e após, dedicou-se no aprendizado sobre canto lírico, barroco e contemporâneo. Maria Lúcia Godoy, fundou e foi solista principal do coro Madrigal Renascentista ao lado de Carlos Alberto Pinto Fonseca.; do maestro Isaac Karabtchevsky e de Carlos Prates. Durante sua carreira, Maria Lúcia Godoy, gravou diversos discos; CDs e LPs; apresentou-se em turnês pela Europa; Japão; Estados Unidos; Oriente Médio e na América Latina.
Maria Lúcia Godoy, foi solista de diversas grandes orquestras internacionais como a da Philadelphia Orchestra e a Orquestra Sinfônica Brasileira. A cantora lírica Maria Lúcia Godoy, chegou a ser recentemente homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, durante seu centenário. O velório, com merecidas honrarias, ocorreu na foyer do Palácio das Artes - um dos principais templos da cultura mineira. O enterro, ocorreu no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte (MG). Maria Lúcia Godoy, deixa um infinito legado à cultura brasileira e notadamente; à cultura mundial, destacou o artista plástico e jornalista Juan Godoy.
