BALÉ MUNDIAL PERDE LENDÁRIO BAILARINO RUSSO, YURI GRIGOROVICH, AOS 98 ANOS DE IDADE

Morreu na segunda-feira (19/5), na Rússia; o consagrado e lendário bailarino russo Yuri Grigorovich, aos 99 anos de idade. Durante três décadas, Yuri Grigorovich; foi o principal coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou ( Federação da Rússia ). Yuri Grigorovich, é responsável por ter tornado o balé clássico uma referência mundial e o destino do balé russo na segunda metade do século XX está inteiramente ligado ao nome de Yuri Grigorovich. 


Para o pintor e jornalista brasileiro Juan Godoy, a morte de Yury Grigorovich, deixa um infinito legado à arte mundial especialmente em relação ao balé mundial. Juan Godoy, foi criador de diversos cenários artísticos utilizados na cenografia de apresentações do Balé Clássico do Real Balé Diocesano durante a década de 80 Juan Godoy, lembra que um dos cenários que fizeram parte dos espetáculos constavam desde o Lago dos Cisnes; Romeu e Julieta e O Quebra-Nozes.

Natural de São Petersburgo, ( Rússia ), Yuri Grigorovich, nasceu no dia 02 de janeiro de 1927. Yuri veio de uma família ligada ao Balé Imperial Russo. Aos 18 anos de idade, Yury Grigorovich; dançou no palco Teatro Kirov e foi lá onde ele montou a primeira peça teatral, intitulada " A Flor de Pedra ". Em sua carreira no Balé, Yuri Grigorovich; foi responsável pela criação de diversos balés com destaque para O Quebra-Nozes, com a música de Thaikovsky ( 1966 ); Ivan, o Terrível, ao som de Prokofiev ( 1975 ), Romeu e Julieta com música de Prokofiev ( 1979-2010); além do Lago dos Cisnes ( 1969-2001 ) com a música de Thaikovsky, dentre outros consagrados igualmente belíssimos e memoráveis espetáculos de balé que alcançaram pleno sucesso mundial e que deixam um grande legado à arte do Balé Clássico mundial.