" COXILHA POBRE " VENCE 23a. SAPECADA DA CANÇÃO DA SERRA CATARINENSE
Publicado em 15/06/2025
Autoria Destaque Catarina
Composição de Luiz Pedro M. Zamban e Ricardo Oliveira, a música " Coxilha Pobre ", conquista o 1º lugar e três prêmios especiais durante a 23a. Sapecada da Canção da Serra Catarinense, cujo evento é destaque da edição da Festa Nacional do Pinhão, que acontece em Lages (SC).
Quatro músicas seguem para a final da 31ª Sapecada da Canção Nativa que ocorre no fim de semana em Lages (SC), cuja cidade catarinense sedia um dos maiores eventos gastronômicos; culturais e tradicionalistas gaúcho da América Latina. Ou seja: A Festa Nacional do Pinhão.
A noite de sexta-feira (13 de junho) foi de aplausos e emoção no Calçadão da Praça João Costa, em Lages (SC), durante mais um dia da 35ª Festa Nacional do Pinhão.
O destaque ficou por conta da 23ª Sapecada da Serra Catarinense, que reuniu talentos da música nativista e revelou os grandes vencedores desta edição.
A composição "Coxilha Pobre" conquistou o 1º lugar da competição. Com letra de Luiz Pedro M. Zamban e música de Ricardo Oliveira, a obra no ritmo Rasguido-Doble foi interpretada por Ricardo Oliveira, Daniel Silva e Ricardo Bergha, arrancando aplausos entusiasmados do público.
A música também levou os prêmios de Melhor Instrumentista, Melhor Letra e Melhor Melodia.
O 2º lugar ficou com "Mulheres", de Lucas Cassiano Soares de Oliveira e Wilson Gabriel Camargo (letra) e Lucas Cassiano Soares de Oliveira (música), no ritmo Chamamé, com interpretação de Zetti Gaudéria, Carol Scain, Cris Chardozino e Amanda Bianchini, rainha da 35ª Festa Nacional do Pinhão. A canção também recebeu o prêmio de Melhor Conjunto Vocal.
A 3ª colocação foi para "Melodiosa", com letra de Ramiro Amorim e música de Ricardo Bergha, interpretada no ritmo Milonga por Bergha.
O prêmio de Música Mais Popular ficou com "Cancha do Patacão", uma Milonga de Marlon Arruda Chalita e Dudi Marafigo (letra) e Alberto Ventura Neto (música), interpretada por Beto Ventura e Marlon Chalita (recitado). A composição também foi reconhecida como Melhor Tema Campeiro.
Outros destaques da noite incluem:
Melhor Intérprete: "Da Serra ao Litoral" - Daniel Silva
Melhor Instrumentista: "Coxilha Pobre" - Gabriel Maculan
Melhor Letra: "Coxilha Pobre" - Luiz Pedro Zambam
Melhor Melodia: "Coxilha Pobre"
Melhor Arranjo: "Alambrado"
Melhor Conjunto Vocal: "Mulheres"
Melhor Tema Campeiro: "Cancha do Patacão"
Melhor tema sobre a Região Serrana: "Sou Dessa Terra"
As quatro músicas premiadas garantiram vaga na final da 31ª Sapecada da Canção Nativa, que acontece no próximo domingo (15 de junho). Já neste sábado (14), o festival segue com a fase classificatória que definirá as demais finalistas.
A Sapecada da Canção da Serra Catarinense; em Lages (SC), segue fortalecendo a cultura nativista no coração da Serra Catarinense, e valoriza artistas, histórias e ritmos que traduzem a alma da região. Texto: Rafael Araldi e fotos: Nilton Wolff.
