EUA BOMBARDEIA INSTALAÇÕES NUCLEARES DE FORDOW, NATANZ E ISFAHAN NO IRÃ

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ( Republicanos ), autorizou no sábado ( 21/6), que aviões dos Estados Unidos bombardeassem as instalações nucleares de Fordow; Natanz e Isfahan, ambas localizadas no Irã, cujo país encontra-se em guerra com Israel. Os ataques de Israel e dos EUA ao Irã continuam mirando instalações militares iranianas. 


O Irã responde lançando dezenas de drones contra Israel. Mais de 540 pessoas morreram nos ataques no Irã enquanto em Israel, morreram 40 desde o início do conflito entre Israel e o Irã, há mais de uma semana. Na província de Isfahan, no Irã, bombardeios aéreos dos Estados Unidos, atingiram vários prédios utilizados para produção de centrífugas. Agência Internacional de Energia Atômica ( AIEA ); confirmou que uma oficina de fabricação de centrífugas no local foi atingida, mas que nenhum material nuclear havia neste local e que, portanto, não havia nenhuma consequência radiológica. 

 As cidades iranianas de Lanjan; Shahereza; Mobarake e Isfahan; foram alvos destes bombardeios norte-americanos. Uma instalação militar em Shiraz, no Irã, foi atacada pelos drones israelenses. O Irã sofreu amplos bombardeios durante o sábado (21/6). Os bombardeios de Israel e dos Estados Unidos, atingiram várias cidades iranianas: sendo na província de Ahvaz e na província de Khuzestan, cuja região é rica em petróleo. Uma imensa coluna de fumaça surgiu na cidade portuária iraniana de Mahsahr. Os Estados Unidos utilizou a maior bomba chamada MOP GBU - 57, considerada " super-bomba ", próxima de uma bomba nuclear para atacar o complexo no subsolo de Fordow, no Irã. 

Fordow está sob uma profundidade de cerca de 100 metros abaixo do solo em uma grande montanha no Irã. Aviões bombadeiros B-2 dos EUA , carregados com 14 toneladas de explosivos capaz de penetrar ao menos 60 metros de profundidade sem detonar, enquanto seguidas outras bombas MOP GBU - 57 ( Massive Ordinance Penetrator ), seguem o caminho para realizar então uma fortíssima explosão no subsolo. 

O governo de Israel pressionava dias atrás os Estados Unidos para que viesse a utilizar este sistema de uso de bombas MOP GBU-57 contra as instalações nucleares no Irã.