EFEITO BOLSONARO NOS EUA : ENTRA EM VIGOR TARIFAÇO DE 50% DO GOVERNO TRUMP CONTRA O BRASIL
Pedido feito por algumas das lideranças do Partido Liberal (PL) e neste caso específico principalmente do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL); ao então presidente dos EUA; Donald Trump ( Republicanos ); visando criar barreiras; represálias ao Brasil. As represálias das medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), atendendo reivindicações de Eduardo Bolsonaro (PL), que encontra-se meses nos Estados Unidos; fez com que Trump adotasse uma tarifa de 50% contra produtos do Brasil.
Tarifaço que aniquila o comércio brasileiro em diversos setores; principalmente daqueles que exportam volumes significativos de produtos aos Estados Unidos. Como exemplo: a madeira ( mogno; ipê e jacarandá com cerca de U$ 2,15 bilhões/ano; aço e ferro semiacabados ( cerca de US$ 1,518 bilhão ) por ano; café ( US 1.172 bilhão ); Aeronaves ( U$ 876 milhões ); derivados de petróleo (U$ 830 milhões );sucos de frutas, especialmente da laranja ( U$ 743 milhões ), dentre outros produtos como daqueles do setor de carnes e aves.
TARIFAÇO DE TRUMP DARÁ EFEITO NAS URNAS EM 2026
O Conselho Nacional da Indústria (CNI), já prevê uma queda expressiva nas exportações para os Estados Unidos, mesmo dias antes do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ( Republicanos ), para que entre em vigor a taxação de 50% para exportações de produtos brasileiros nos Estados Unidos.
A reação foi imediata no Brasil tanto por parte governamental que iniciou uma grande mobilização visando reverter através de tentativas de negociações com o governo de Donald Trump, setores empresariais, bem como, políticos dos Estados Unidos e aqui mesmo também no Brasil; envolvendo reuniões dos mais diversos setores produtivos brasileiros a fim de buscar reverter esse tarifaço contra produtos brasileiros que ingressam nos Estados Unidos. O fato real é de que diante deste tarifaço de Trump contra o Brasil, as consequências políticas dentro do bolsonarismo foi imediata - como um relâmpago. Principais líderes do PL passaram não se entender e iniciar um racha nunca antes ocorrido tão evidente e rápido na política brasileira em termos de divisões dentro de uma sigla partidária como vem ocorrendo dentro do Partido Liberal -PL. Basta destacar os desacordos de diálogos entre líderes mais ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e alguns governantes do PL que passaram usar um discurso mais ameno na tentativa de amenizar os impactos desfavoráveis politicamente e desgastantes dentro do Partido Liberal (PL).As eleições de outubro de 2026, certamente mostrará o efeito e o resultado deste tarifaço de Trump contra o Brasil.