TENSÃO ENTRE EUA E VENEZUELA FAZ O BRASIL MOBILIZAR 10.000 SOLDADOS JUNTO A FRONTEIRA VENEZUELANA
Publicado em 02/10/2025
Autoria Destaque Catarina
A tensão entre os Estados Unidos com a Venezuela, com presenças de vários navios de guerra dos Estados Unidos no Caribe, levou o governo brasileiro mobilizar 10.000 militares para um " exercício " no estado de Roraima, na divisa com a Venezuela.
A " Operação Atlas ", teve início na quinta-feira (02/10), e termina no dia 11 deste mês de outubro. A operação empregará aeronaves de combate , mísseis, veículos blindados e navios em treinamentos que serão conduzidos " da forma mais realista possível ", destacou a CNN Brasil. Trata-se de uma dos maiores exercícios do gênero no Brasil junto a fronteira com a Venezuela. Aeronaves do Pará e do Amapá estarão atuando nesta Operação Atlas. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou à Imprensa de que a mobilização dos EUA no Caribe, é muito " séria " e considerou uma " ameaça à estabilidade regional ".
O maior navio de guerra da América Latina e que pertence a Marinha do Brasil, ou seja, o Porta-Aviões Multipropósito " Atlântico ", participar desta Operação Atlas.
As movimentações dos Estados Unidos em águas territoriais de alguns estados caribenhos é grave, segundo o ministro brasileiro. Ele avalia de que espera que não haja invasão de águas territoriais nem atividades hostis. Mauro Vieira, manifestou-se durante uma audiência nas Comissões Mistas de Relações Exteriores e Defesa da Câmara dos Deputados.
O aumento da presença naval dos Estados Unidos no Caribe; é motivado pelo combate ao narcotrárfico onde um dos principais alvos dos Estados Unidos; são embarcações suspeitas de transportar cocaína para Os Estados Unidos e para a Europa; Àsia e Oriente Médio.