Poluição das praias de SC

Somente em Florianópolis, a Capital do Estado de Santa Catarina com quase cem praias disponíveis para banhistas, praticamente mais de 40% são consideradas impróprias pelos seguidos boletins oficiais divulgados pela Fundação Catarinense de Meio Ambiente- FATMA. É assustador se considerar os investimentos bilionários que há anos são destinados para o meio ambiente e que pouco avança nas soluções dos graves problemas ambientais, especialmente na região litorânea do Estado de Santa Catarina.

A falta de saneamento básico não ocorre somente nas cidades da Grande Florianópolis (Palhoça; São José; Biguaçú; Governador Celso Ramos), mas também em outras cidades litorâneas de Santa Catarina como Itapema; Balneário Camboriú; Itajaí. Também pela região Sul de Santa Catarina como Laguna, por exemplo, mostram a gravidade com que o problema de balneabilidade vem sendo um desafio não somente para os banhistas que nesta época do ano, procuram diversas praias de SC para passar o Verão.

Milhares de turistas chegam à Santa Catarina nesta época do ano, sendo que a grande maioria desconhecem os problemas relacionados com a questão da poluição destas praias consideradas pela FATMA com sendo \"impróprias\" para o banho. As consequências para quem entrar em águas poluídas são geralmente o risco de obter doenças oriundas destas má condições da qualidade da água.