Empresários de SC no Encontro Nacional da Indústria

Mais de 100 empresários catarinenses e representantes de sindicatos de indústria filiados à Federação das Indústrias (FIESC) participam na quarta e quinta-feira, 05 e 06 respectivamente;  em Brasília,  do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), o mais representativo evento empresarial da indústria brasileira, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com o tema \"O futuro da indústria\", o encontro debaterá assuntos como produtividade, investimento, infraestrutura, inovação, tecnologia, educação, conjuntura econômica e política.



Esta é a sétima edição do ENAI, uma iniciativa que vem contribuindo para o dinamismo e o aperfeiçoamento da indústria brasileira, na medida em que expõe sua agenda de interesses, reivindica compromissos do governo, fortalece a interlocução entre o empresariado e agrega novos conhecimentos aos industriais.



A palestra magna do encontro intitulada \"A indústria no mundo: transformações, tendências e implicações para o Brasil\" será proferida pelo editor de inovação da revista The Economist, Paul Markiliie. Também estão programados painéis sobre competitividade; o futuro da indústria brasileira; balanço sobre a política industrial e tecnológica; infraestrutura; tributação e legislação trabalhista.



Entre os participantes confirmados nos painéis estão: Aloizio Mercadante, ministro da Educação; Carlos Alberto Freitas, secretário da Receita Federal do Brasil; Carlos Daudt Brizola, ministro do Trabalho e Emprego; Delcídio Amaral, senador; Eduardo Giannetti da Fonseca, economista; Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento; Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração da Gerdau; José Pastore, professor da USP; Luciano Coutinho, presidente do BNDES; Luiz Barreto, presidente do Sebrae; Marco Antônio Raupp, ministro de Ciência e Tecnologia; e Stephen Potter, diretor de estratégia global da Vale. Para ver a programação completa do ENAI acesse o sitewww.portaldaindustria.com.br.



Reunião com parlamentares: A FIESC vai aproveitar a presença do grupo catarinense na capital federal para realizar reunião de integração com o Fórum Parlamentar Catarinense. O encontro está marcado para esta quarta-feira, dia 5, às 19 horas, na Câmara dos Deputados, no plenário 1, anexo 2. No evento com senadores e deputados federais a entidade vai fazer um balanço do desempenho da indústria catarinense em 2012. Também serão debatidos os principais desafios do setor para o próximo ano em assuntos de abrangência nacional, como infraestrutura e reformas estruturantes, além de conhecer as ações do Fórum Parlamentar Catarinense.



Este é o segundo encontro que a FIESC e os parlamentares promovem em Brasília neste ano. Na primeira edição, realizada em maio, foram debatidos os investimentos em infraestrutura, a garantia de abastecimento de gás natural e alternativas para o setor do carvão mineral no Estado.


 

Elmar Meurer e Dâmi Cristina Radin
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC