Prefeitura de Lages e reajuste dos servidores

Com um rombo de mais de R$ 77 milhões a prefeitura de Lages (SC), enfrenta um grande desafoi logo de início da nova gestão municipal. Isto é: reajustar salários dos servidores. A começar pela classe dos professores municipais que não abrem mão do percentual de reajuste de 7,9% e também os demais servidores públicos municipais deste município serrano. A atual administração sob o comando do prefeito Elizeu Mattos (PMDB), que foi líder dos governos de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do atual governador Raimundo Colombo (PSD), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina tem mostrado preocupado com a realidade financeira da prefeitura de Lages (SC). A administração municipal anterior estava sob o comando do então prefeito Renato Nunes de Oliveira (Renatinho,PP).

 

Pobreza em Lages (SC) assuta
O município é um dos mais pobres de Santa Catarina. Ali, são entregues mensalmente mais de 7.500 cestas básicas; outras quase 14 mil bolsas famílias e o desemprego é um dos maiores de Santa Catarina. A área da Saúde é precária e até um dos antigos hospitais ameaçou fechar suas portas recentemente ( leia-se Hospital Nossa Senhora dos Prazeres); e vários prédios escolares estadual também estão precários.

 

Alguns deles como da Escola Básica estadual Aristiliano Ramos, centro, com mais de 1.100 alunos fechou suas portas. Os índices de registros de boletins em delegacias de polícia também dão um tom da gravidade social em Lages.  Dados do IBGE do ano de 2010 apresenta dados considerados assustadores mediante uma cidade com mais de 169 mil habitantes e cujo município sempre teve representantes nas esferas do Senado; Governo Federal; Governo Estadual; deputado federal e deputado estadual. Imaginamos se Lages não tivesse estas representações como estaria a realidade deste município- um verdadeiro caos.