Operação Zelotes - Filho de Lula e Gilberto Carvalho na mira da Justiça
O filho do ex-presidente Lula (PT), Luiz Cláudio da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho, são investigados pela Justiça Federal e pela Receita Federal no esquema de corrupção denominado Operação Zelotes- que investiga fraudes fiscais em que o filho de Lula (PT) Luiz Cláudio da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho além de vários outros empresários e até políticos são investigados nesta operação denominada Zelotes.
A empresa de Luiz Cláudio da Silva, recebeu R$ 2,5 milhões do escritório de consultoria Marcondes & Mautoni, o mesmo contratado por várias montadoras de veículos para realizar lobby visando a edição das normas que entenderem benefícios fiscais que as beneficiaram ao longo de vários anos.
O lobista Mautoni está preso acusado de atuar na compra de Medidas Provisórias do governo Lula e supostamente também durante o atual governo de Dilma Rousseff (PT). A defesa de ambos acusados buscam provar na Justiça que não houve práticas ilícitas.
A Operação Zelotes deflagrada no início de 2016, investiga vários empresários e até políticos envolvidos em esquema fraudulento em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), ligado ao Ministério da Fazenda). O Carf é composto por 216 integrantes e responsável por julgar recursos administrativos de autuações contra empresas e até pessoas físicas.