Rio no Amapá contaminado provoca mortandade. Investigações iniciadas
A mortandade de mais de duas toneladas de animais provocadas pela contaminação no Rio Amapari ( Amapá ) e que deixa mais de 17 mil habitantes do município de Pedra Branca (Amapá ), sem o abastecimento de água há cerca de duas semanas e ainda colocando em risco a vida de milhares destes moradores devido ao risco do consumo desta água contaminada com cianeto composto- produto altamente letal e utilizado em exploração de minérios, principalmente de ouro na região do Amazonas; levou autoridades da área ambiental e de Saúde à investigar além das causas deste surgimento do produto químico na região e também apurar as responsabilidades.
e governos tanto federal quanto estaduais e municipais daquela região amazônica. Diante desta situação calamitosa o abastecimento de água para a população de Pedra Branca, está sendo realizada com apoio tanto da prefeitura quanto do governo estadual e até por parte de uma empresa mineradora da região.
O surgimento de peixes mortos; aves; cobras; dentre vários mamíferos que vivem na região atingida pela contaminação da água no Rio Amapari ( Amapá); exige uma medida rápida e preventiva quanto aos possíveis novos surgimentos de novas contaminações de rios e nascentes no Amapá e também de outros estados da região Amazônica.