ITAIÓPOLIS (SC), RECEBE A SÉRIE OS GIRASSÓIS DE JUAN GODOY
Exposição de quadros do pintor brasileiro Juan Godoy, 64 anos, intitulada \" A Luz Conquistará a Escuridão \" da Série: \" Os Girassóis de Juan Godoy \"; estão expostos no hall da Prefeitura de Itaiópolis, estado de Santa Catarina, desde o dia 04 de julho e vai até o dia 14 de agosto. São 13 quadros que faz parte de um conjunto de 18 quadros de Girassóis de Juan Godoy; cujas obras são representativas da Série \" Os Girassóis de Juan Godoy\". Trata-se de uma exposição que é itinerante e que teve início em maio passado, na cidade de Lages, na região serrana catarinense. Os Girassóis de Juan Godoy, através desta exposição itinerante vai percorrer várias cidades brasileiras antes de chegar à Europa e aos Estados Unidos e é uma homenagem à Ucrânia. \" Trata-se de uma produção artística, cuja Série Os Girassóis de Juan Godoy; tem por objetivo destacar um dos símbolos mais expressivos da Ucrânia onde os Girassóis além de constar no brasão, símbolo da Ucrânia, trata-se também de lembrar que a Ucrânia possui a maior produção de girassóis do mundo. Portanto, os girassóis possuem significado expressivo no âmbito do desenvolvimento social-econômico ucraniano.
Juan Godoy destaca a importância da Arte em favor da manutenção da paz
Além desta representatividade por parte dos Girassóis, Juan Godoy enfatiza ainda que o significado maior desta exposição itinerante , iniciada no Brasil; é fazer com que haja profunda reflexão por parte da humanidade a respeito do quanto é importante a manutenção da paz. A arte possui sua função social. Esta exposição dos Girassóis de Juan Godoy \" A Luz Conquistará a Escuridão \", tem por finalidade alertar a humanidade quanto à evitar sofrimentos como ao que a população da Ucrânia vem enfrentando deste a invasão das tropas russas desde 24 de fevereiro passado. \" É impossível ficarmos insensíveis diante tanto sofrimento por parte principalmente das vítimas desta guerra.
Sejam das pessoas que estão morrendo nesta guerra. Sejam das que ficam feridas face aos confrontos armados e dos bombardeios, bem como; os refugiados - que são milhões de pessoas ucranianas que tiveram que abandonar suas casas, além de suas tarefas, escola em território ucranianos. Isto, sem contar também a destruição avassaladora que está ocorrendo em várias cidades, distritos e vilarejos da Ucrânia \". Portanto, esta exposição em Itaiópolis, estado de Santa Catarina é um passo nesta caminhada de fortalecer uma ampla campanha mundial em defesa da Ucrânia e em defesa da paz. É a arte levando luz, levando uma esperança em busca desta paz. \" O Mundo precisa da paz, precisa de solidariedade, precisa de exercer a plenitude do amor incondicional, fraternal \", destaca Juan Godoy.
