PREFEITO DE LAGES E DE CAPIVARI DE BAIXO PRESOS NA 2a. FASE DA \"MENSAGEIRO\"
Trata-se da maior operação em Santa Catarina de investigação realizada pelas equipes do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), e das equipes da GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e pelo Grupo Especial Anticorrupção do MP/SC ( GEAC ).
A Operação \" Mensageiro \" foi deflagrada no início de dezembro e resultou naquela primeira fase da operação de combate a crime organizado; corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes licitatórias, 14 pessoas indo parar na prisão e dezenas de cumprimentos de mandados de buscas e apreensão em diversas cidades do Estado de Santa Catarina. Já, na manhã de quinta-feira (02), de fevereiro, foram cumpridos outros novos mandados de prisões preventivas e de buscas e apreensão em Lages e também em Capivari de Baixo.
Foram presos preventivamente nesta segunda fase da operação mensageiro, o prefeito de Lages , no Planalto Catarinense Antônio Ceron (PSD), um dos principais líderes desta sigla em Santa Catarina e também os secretários municipais de Lages , o de Administração e Finanças Antônio César Alves de Arruda, o de Serviços Públicos e Meio Ambiente Eroni Delfes Rodrigues, além de Milton José Matias Filho ( Miltinho ), também de Lages (SC). O prefeito de Capivari de Baixo Vicente Corrêa Costa ( PL ), também foi preso nesta operação Mensageiro. Já havia sido presos em Lages (SC), na primeira fase da \" Mensageiro \", o ex-secretário que atuava na SEMASA em Lages (SC), Jurandi Domingos Agustini. A SEMASA , cujo órgão público em Lages já havia sido também alvo alguns anos atrás de uma outra Operação da GAECO e do MPSC.
OPERAÇÃO \" MENSAGEIRO \" ABRANGE ADMINISTRAÇÕES DE DIVERSAS CIDADES DE SC. VEJA
A Operação \" Mensageiro \" de combate à corrupção, pagamentos de propinas; lavagem de dinheiro; formação de organização criminosa, fraudes licitatórias, dentre outros crimes como de falsidade ideológica abrangeu as empresas dos setores de coleta de lixo e do abastecimento de água em Santa Catarina - Serrana Engenharia e a EBS ( Empresa Brasileira de Saneamento ). administrações das seguintes cidades catarinenses: Lages; Três Barras; Imbituba; Mafra; Joinville; Laguna; Imaurí; Braço do Norte; Corupá; Itapoá; Barra Velha; Agrolândia; Schoeder; Guaramirim; Papanduva; Balneário Barra do Sul; Major Vieira; Canoinhas e Bela Vista do Toldo. Um empresário dono de empresa que atua no setor de coleta de lixo juntamente com o filho foi preso preventivamente na primeira fase desta operação \" Mensageiro \".