EFEITOS DAS FORTES SANÇÕES INTERNACIONAIS E REFLEXOS NA POLÍTICA

Passados dois anos desde início da invasão das tropas militares da Federação da Rússia no território da Ucrânia, a Rússia sente uma forte recessão econômica que afeta diretamente milhões de cidadãos russos. Um dos principais bancos da China com ampla atuação na Rússia desde décadas; resolveu neste início de 2024; suspender suas atividades na Rússia. Algo incomum até então entre Rússia e China. Enquanto isto, há setores da economia da China que gradualmente estão deixando de exportar produtos para a Rússia, priorizando o mercado interno. A China, entretanto, depende ainda muito da importação de petróleo, madeira e gás da Rússia. E para tentar amenizar impactos das fortes sanções internacionais que a Rússia sofre desde que invadiu o território da Ucrânia; o governo russo tenta angariar apoio de países pelos quais estão presididos por líderes alinhados ao regime do ditador russo Vladimir Putin. É o caso da Venezuela; Cuba e do Brasil. As duas recentes visitas do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia Serguei Lavrov ao Brasil; mostra o grau de interesse da Rússia em ampliar a cooperação bilateral com o Brasil. Desta forma, A Rússia tenta minimizar os efeitos das fortes sanções internacionais impostas à Rússia e assim obter apoio do Brasil com a Rússia. A mesma estratégia do governo Putin, foi da visita de Serguei Lavrov à Venezuela e Cuba.

Com a série de conflitos armados ocorrendo como entre Rússia e Ucrânia, o Hamas e Israel, China ameaçando invadir Taiwan; Venezuela querendo invadir Essequibo , na Guiana; dentre outros em menor grau de risco de uso bélico em várias partes do mundo; a geopolítica começa gerar um novo quadro de realidades geo-econômicas e que refletem diretamente efeitos maiores dos desafios à serem superados de forma rápida e necessária para estabelecer o quanto antes a paz. Outros vários países se deparam com grandes desafios internos oriundos de catástrofes políticas geradas pelos efeitos da corrupção em praticamente todos os níveis de poder ( Executivo, Legislativo e Judiciário). Os efeitos da corrupção na China, na Rússia, no Japão, Argentina, Brasil; Venezuela; Portugal; dentre alguns outros países como na África e mesmo no Oriente Médio, mostram a gravidade com que milhões de cidadãos se defrontam diante das crises que abrangem níveis desde a Saúde; Saneamento Básico; Habitação; Geração de Emprego e Renda; Educação; Agricultura; Meio Ambiente; Cultura e Lazer para centenas de milhões de cidadãos de vários países. O Brasil, infelizmente não escapa a essa triste realidade. Há décadas, o Brasil vem sofrendo diante da epidemia da corrupção.

A leniência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), demonstram o quão a corrupção se vê notadamente favorecida quando mafiosos e corruptos sentem que podem promover uma gama de crimes desde ao recebimento e ou pagamentos de propinodutos milionários, muitas vezes bilionários que geram enriquecimentos ilícitos com uso de recursos públicos; lavagem de dinheiro; formação de organizações criminosas; fraudes em licitações, dentre outros crimes e que sequer vão acabar indo parar atrás das grades. Ou seja. sequer acabam sendo presos e quando o são alguns dos criminosos, em seguida acabam sendo livres por decisões monocráticas do STF e ou do STJ. O Ministério Público tanto Federal quanto nos Estados brasileiros; buscam fazer seu papel decisivo ao combate a corrupção, porém, falta ao STF e ao STJ completar o papel decisivo e relevante em prol do Brasil. Portanto; mais do que necessário se faz povos reverem como querem que seus representantes políticos atuem de forma a conduzir nações dentro de um clima favorável ao equilíbrio justo e de respeito mútuo não somente internamente de uma nação, porém, entre demais nações.