EUA ALIMENTA HÁ DÉCADAS ÓDIO POLÍTICO E ARMAMENTO, INFELIZMENTE !
A trajédia do ataque contra o ex-presidente republicano e novamente candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump; ocorrido no final de tarde de sábado (13/7), na Pensilvânia (EUA), pode ter sido originado devido amplitude que se avolumou nos Estados Unidos em termos de propagação de ódio tanto nas redes sociais quanto entre os candidatos Trump e Biden, os quais disputam a eleição presidencial em 05 de novembro deste ano. Os Estados Unidos é um país onde não existem leis rigorosas quanto ao uso de armas de fogo.
Os Estados Unidos; tornou-se o país onde existe maior número de armas e inclusive, armas de grande poder bélico como desde fuzis AR-15 e AK-17, sendo utilizados por milhões de americanos. As muitas das tragédias registradas pela violência com uso de armas nos Estados Unidos ao longo de décadas; mostram claramente o enorme risco de ocorrências do gênero nos Estados Unidos. A dinâmica destes episódios, incidentes graves; podem serem ainda mais exarcebadas devido ao atual ambiente político em que americanos cada vez mais não conseguem concordar sobre um conjunto de fatos e vivem em realidades alternativas. Portanto, separadas, opostas ao que é de mais relevante para que um país possa seguir seu rumo com harmonia; paz, desenvolvimento e segurança.
Trump e Biden sabem desde mais do que nunca, infelizmente, a partir desta tragédia face ao ataque pelo atirador de apenas 20 anos de idade, que o rumo dos debates políticos nos Estados Unidos, deverão seguir uma nova rota. Tanto que logo de imediato ao episódio de Batler, na Pensilvânia; Trump recorreu ao discurso de promover a união do povo americano. Assim também o fez Joe Biden. Ambos líderes dos Estados Unidos que disputam a eleição deste ano, sabem daqui em diante da necessidade maior de promover um debate mais responsável e distante das agressões um com o outro e que nada disto ajuda naquilo que tanto propagam ser os Estados Unidos, um país exemplo de democracia.
Os Estados Unidos ainda não aprendeu totalmente o que é uma democracia. Pelo contrário: um país que vive dia a dia envolvido em debates e incrementando o mercado do armamento dentro e fora dos Estados Unidos, abastecendo países em conflitos; não soube ainda superar na prática a verdadeira democracia. Um país como os Estados Unidos que possui a segregação racial num dos capítulos mais terríveis na história deste país e que a exemplo de Trump, promoveu discursos contra migrações internacionais, racismo e xenofobia contra milhões de pessoas, além de começar a construir muros e também em seu governo; manteve milhares de crianças filhos de imigrantes sob cercamento como espécie de animais numa arena e que Trump ; anos atrás também manifestou discursos de criminalização contra mulheres; agora, viu-se desta vez, diante do atentado contra si, que a partir deste fatídico, portanto, fatal, pois ocorrera mortes e ferimentos tanto em Donald Trump quanto de outras três pessoas ali presentes no comício em Batler, na Pensilvânia (EUA).
Que tanto discurso e atos de extremismos sejam eles tanto da esquerda quanto de centro ou direita, JAMAIS DEVERÃO REPETIR-SE. AFINAL, O MUNDO PRECISA MAIS DO QUE NUNCA É DA PAZ. A HUMANIDADE PRECISA EXERCITAR A PAZ E A HARMONIA E PLENO RESPEITO MÚTUO, MESMO DIANTE DE DIFERENÇAS DE PENSAMENTOS !