CANDIDATO À PREFEITO DO PL NA TERRA NATAL DO GOVERNADOR JORGINHO (PL), SOFRE DERROTA NAS URNAS

Em  Herval D´Oeste  (SC), considerada a " Terra Natal "  do atual governador do estado de Santa Catarina; o candidato à prefeito nas eleições de 06 de outubro deste ano; Mancha Paulo Conrado (PL) e  apoiado pelo atual governador do Partido LIberal (PL), Jorginho Mello (PL), foi derrotado nestas eleições municipais.  Assim como também foi derrotado nas urnas pela candidastura opositora ao PL;  o também  candidato  à prefeito de Joaçaba (SC),  Rodrigo Pedrini (PL). Joaçaba  fica localizado ao lado de Herval D´Oeste (SC).  Fato este que chamou a atenção nos bastidores dos meios políticos da região do Meio-Oeste do estado de Santa Catarina onde dois candidatos do PL que concorreram à prefeitura destes respectivos municípios durante as eleições de 06 de outubro; foram ambos derrotados nas urnas mesmo com apoio do governador Jorginho Mello (PL) e o mais curioso: na " Terra Natal " do governador Jorginho Mello (PL).


  EM JOAÇABA (SC), SARTORI (PSDB) FOI ELEITO PREFEITO

Em  Joaçaba (SC), elegeu-se prefeito Vilson Sartori, de 55 anos do ( PSDB ),  com 8.427 votos ( percentual de 50,70% dos votos válidos ), juntamente com o empresário Jorge Dresch, de 65 anos também do PSDB,  como sendo o vice-prefeito eleito eleito. Em segundo lugar nesta disputa para a prefeitura de Joaçaba, ficou Rodrigo Pedrini ( PL ) com 7.609 votos correspondendo a 45,78% dos votos válidos. Gabriel Cruz (PSB) obteve 585 votos  ( 3,52% ) e ficou em terceiro lugar nas disputas à prefeitura de Joaçaba (SC).


EM  HERVAL D´OESTE (SC),  RONALDO LORENÇO DA ROSA (PSDB),  ELEITO NOVO PREFEITO

Na terra natal do governado do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), o candidato à prefeito  Mancha Paulo Conrado ( PL ); foi derrotado nas urnas ficando na terceira colocação desta disputa à prefeitura com 3.167 votos ( 24,54% dos votos válidos ).  Quem elegeu-se prefeito nas eleições de 06 de outubro deste ano no município de Herval D´Oeste; ; foi Ronaldo Lorenço da Rosa ( PSDB ), tendo como vice-prefeito eleito Gilmar Antônio de Moares (MDB), através da coligação do PSDB, MDB e Cidadania. Ronaldo Lorenço da Rosa (PSDB), foi eleito prefeito de Herval D ´Oeste (SC), com 5.526 votos ( 42,82% dos votos válidos ) e tendo como segundo colocado nesta disputa à prefeitura municipal; Jair da Rosa  ( PSD ) que obteve 4.211 votos ( 32,63% dos votos válidos ). Os dois maiores municípios da região tanto do Meio-Oeste e do Oeste de Santa Catarina, ou seja, Joaçaba e Chapecó; o PL que é o partido político do governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL), não conseguiu eleger prefeito nestas eleições. Em Chapecó, elegeu-se prefeito João Rodrigues (PSD), o qual foi reeleito ao cargo executivo municipal.  

Entretanto, o PL em Santa Catarina; foi a sigla partidária que mais elegeu candidatos à prefeito nestas eleições de 06 de outubro deste ano. Foram  90  candidatos à prefeito eleitos pelo PL  entre os 295 municípios do estado de  Santa Catarina e em segundo lugar o MDB com 70 prefeitos e em terceiro lugar o PP com 53 candidatos à prefeito que foram eleitos em 06 de outubro deste ano. Dentre os maiores municípios de Santa Catarina; O PL conquistou as prefeituras de Blumenau com o Delegado Egídio; em Itajaí com Robison Coelho; em Palhoça  com Eduardo Freccia,     , em Tubarão com Estener Soratto da Silva Junior; em Rio do Sul Manoel Arisoli  Pereira e no município de  Brusque, André Vechi.  Já, o PSD, por exemplo,  conquistou as prefeituras de Florianópolis com Topazio Neto;  São José com Orvino Coleho de Ávila, em Criciúma, Vaguinho foi reeleito e em Chapecó com João Rodrigues e Balneário Camboriú com Juliana Pavan.  O MDB reelegeu Jair Franzner, em Jaraguá do Sul - cidade que é a nona maior do estado  e que fica localizada na região Norte de Santa Catarina. Em Joinville (SC), o mais populoso município de Santa Catarina, foi reeleito Adriano Silva ( NOVO). Já, em Lages, cidade pólo da região do Planalto Serrano Catarinense, elegeu-se prefeita a deputada federal Carmen Zanotto ( Cidadania ). Foram estes os destaques das maiores cidades do estado de Santa Catarina.