MORRE EM FLORIANÓPOLIS (SC), O PIANISTA ARTHUR MOREIRA LIMA
Publicado em 31/10/2024
Autoria Destaque Catarina
Morreu na noite de quarta-feira (30/10), em Florianópolis (SC), onde residia o renomado pianista Arthur Moreira Lima. O músico estava internado há duas semanas no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis (SC).
Segundo informações, Arthur Moreira Lima, 84 anos, lutava contra um câncer de intestino há cerca de um ano. Arthur Moreira Lima é considerado pela crítica internacional como sendo um dos maiores pianistas da história. Arthur Moreira Lima, nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Segundo informações, o velório marcado para quinta-feira (31/10), das 12 h às 16h, no Jardim da Paz, em Florianópolis (SC).
O talentoso pianista da música clássica brasileira, Arthur Moreira Lima, desbravou o Brasil com seu piano e não gostava de se comparar e nem ligava para críticas. Arthur Moreira LIma, realizou inúmeras apresentações musicais em vários países da Europa, Estados Unidos e da América Latina. Arthur Moreira Lima, é considerado o pianista mais laureado no país e teve uma longa carreira internacional, tocando inclusive também com as filarmônicas de Leningrado; Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga; bem como, das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França.
Nas décadas de 1950 e 1960, Arthur Moreira Lima, ampliou a sua formação na França e na Rússia, onde conquistara vaga no Conservatório Thaikovsky, em Moscou com a orientação de Rudolf Kehrer. Arthur Moreira LIma entre várias conquistas obteve o segundo lugar no concorrido Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia. Arthur Moreira LIma interpretou desde compositores clássicos como Mozart; Chopin; Brahms e Rachmaninoff e dos clássicos brasileiros Radamés Gnattali; Pixinguinha; Villa-Lobos e Ernesto Nazareth, gravando inclusive, álbum com Nazareth.
Em 1998, Arthur Moreira Lima realizou gravações em que foram distribuídas em 41 CDs vendidos em bancas de jornais no país e acompanhados por fascículos escritos por Eric Nepomuceno. O pianista Arthur Moreira Lima, realizou inúmeros projetos musicais como exemplo o Piano pela Estrada, a partir de 2003, no qual fez mais de 500 concertos em um caminhão-teatro que percorreu centenas de cidades em praticamente todas as regiões do Brasil.
Arthur Moreira Lima, deixa um imenso legado à cultura, à música Universal ", disse o jornalista e artista plástico brasileiro Juan Godoy.