MÁFIA DOS DESVIOS DE EMENDAS PARLAMENTARES SÃO PRESOS EM 5 ESTADOS
Publicado em 11/12/2024
Autoria Destaque Catarina
A Polícia Federal (PF), cumpriu na terça-feira (10/12), 17 mandados de prisão contra uma quadrilha, mafiosos que atuavam pelo menos em cinco estados brasileiros desviando recursos milionários de emendas parlamentares. Estima-se, segundo informações em mais de R$ 1,4 bilhão desviados dos cofres públicos nos estados da BAHIA; SÃO PAULO; MINAS GERAIS; TOCANTINS E GOIÁS. A Operação denominada " Overclean "; da Polícia Federal (PF), foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria - Geral da União -CGU ).
As investigações miram desvios de recursos públicos; corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em atos ilícitos a partir de desvios de recursos financeiros oriundos de emendas parlamentares. Estão sendo cumpridos ainda 43 mandados de busca e apreensão; 17 de prisão preventiva, além de ordens de sequestro de bens.
Segundo as investigações da PF , em conjunto com o MPF e a CGU, OS DESVIOS DE RECURSOS FINANCEIROS, IMPACTARAM DIRETAMENTE O DNOCS ( DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS )- UMA AUTARQUIA FEDERAL QUE É VINCULADA AO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. OS RECURSOS DESVIADOS ERAM ORIUNDOS DE EMENDAS PARLAMENTARES E CONVÊNIOS ERAM DESVIADOS PARA EMPRESAS E INDIVÍDUOS LIGADOS A ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS ALVOS DESTA OPERAÇÃO DE ACORDO COM AS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS PELA PF; MPF E CGU.
Inúmeras irregularidades incluindo a de superfaturamento e direcionamento de licitações, dentre outros atos ilícitos como a de lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, fraudes e corrupção ativa e corrupção passiva..