BILHÕES EM EMENDAS PARLAMENTARES VÃO PARAR COM ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS; REVELOU PF
Publicado em 16/12/2024
Autoria Destaque Catarina
Mais uma das diversas organizações criminosas, quadrilhas, grupos de mafiosos que atuavam em fraudes milionárias - dinheiro oriundo de emendas parlamentares; foram presos pela Polícia Federal (PF), nesta última semana.
A quadrilha de mafiosos; atuavam em 14 estados brasileiros com articulação envolvendo desde vários prefeitos, vereadores; empresários do setor de pavimentação asfáltica de estradas, ruas e avenidas, cujas obras apresentam uma má qualidade e são consideradas, segundo as investigações da PF; são obras superfaturadas com pagamentos milionários de propinas e uma série de outros ilícitos. Relatórios falsos; depósitos fracionados para favorecer o grupo mafioso, propinas milionárias, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro; são segundo investigações da PF e do MPF; parte do esquema da quadrilha favorecer portanto, a própria quadrilha que atuavam articulados no esquema criminoso dos desvios de verbas públicas.
A Operação " Overclean " da Polícia Federal (PF ) e do MPF, junto com apoio de equipes das GAECOS e demais policias nos estados, atuaram no cumprimento dos mandados judiciais contra organizações criminosas que atuavam em 14 estados brasileiros. Os danos ao erário público nacional alcança a ordem de R$ 1,4 bilhão somente nestes ilícitos descobertos pelas investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF).
BRASIL PRECISA ACABAR COM QUADRILHAS; MAFIOSOS QUE DESVIAM RECURSOS PÚBLICOS
A Operação desencadeada pelo MPF e pela PF nesta ação, prendeu preventivamente 17 integrantes de uma quadrilha, máfia que desviou recursos bilionário oriundos de emendas parlamentares, além de vários servidores públicos e até alguns empresários em vários estados brasileiros, como desde Amapá; Bahia; Tocantins; dentre vários outros estados da federação.
Três aviões foram apreendidos, além de 23 veículos de luxo; vários imóveis, três iates de luxo, além de mais de R$ 3 milhões em espécie. Agora, resta aguardar que tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), não atuem de forma leniente como foi com o esquema do Mensalão, Zelotes; Lava Jato e tantos outros casos de desvios de dinheiro público do país; em que políticos investigados e demais investigados e réus nos processos relacionados ao Mensalão; Zelotes; Lava Jato e tantos outros escândalos de corrupção; atuem novamente com leniência diante deste outro recente caso vergonhoso e de esquema criminoso que traz prejuízos incalculáveis à sociedade brasileira, como apontam as investigações da PF e do MPF na Operação " Overclean ".
E num outro esquema por corrupção foi também preso pela PF o ex- governador do Tocantins; Mauro Carlesse, por supostas fraudes em licitações públicas que segundo a PF, oe x-governador do Tocantins é suspeito de " planejar fuga para o exterior ". Mauro Carlesse foi preso pela PF numa de suas fazendas em São Salvador.
O mandado de prisão foi expedido pela 3a. Vara Criminal de Palmas. O caso ocorre em sigilo judicial e o teor da investigação não foi divulgado pelo órgão ministerial. Além da prisão de Mauro Carlesse, a justiça expediu outro mandado de prisão contra Claudinei Quartesemin, também investigado e suspeito de atuar em esquema de corrupção, segundo as investigações da PF. Ele já está preso diante uma outra investigação relacionada à " Operação Overclean ", deflagrada no dia 10 de dezembro deste ano.
