DESABAMENTO DE PONTE NO TOCANTINS ACENDE ALERTA PARA DUAS PONTES EM FLORIANÓPOLIS (SC)

O desabamento de parte da estrutura da ponte que liga os estados do Tocantins com o Maranhão, durante a tarde de domingo (22/12), provocando a morte de duas pessoas e deixando outras 14 desaparecidas; acendeu alerta para a gravidade da situação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, ambas ligando a Ilha-Continente de Florianópolis (SC). A tragédia anunciada por muitos moradores da região do Tocantins e do Maranhão desde anos atrás, alertando sobre a precariedade da ponte que desabou, causando duas mortes e deixando ainda outras 16 pessoas desaparecidas; faz com que o governo do Estado de Santa Catarina, comece de fato a cumprir as determinações desde anos atrás manifestadas pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina com relação à realizar serviços na estrutura das pontes Colombo Machado Salles e da Ponte Pedro Ivo Campos. 


 Um relatório da empresa Nova Engevix, publicado em dezembro de 2022 e que veio à tona em julho daquele mesmo ano; constatou vários problemas na Ponte Colombo M. Salles. A corrosão extremamente avançada e ainda com desplacamentos do concreto de recobrimento da armadura em sua face inferior "; além de muitas fissuras nas bordas com perda de proteção contra a corrosão na área avançada da maré; são alguns dos problemas que preocupam . Enquanto isto, também na Ponte Pedro Ivo Campos; em Florianópolis (SC), que a exemplo da Ponte Colombo M. Salles ligam a Ilha - Continente; possui também corrosão avançada e desplacamentos do concreto de recobrimento da armadura em sua face inferior - cuja armadura é responsável por manter a estabilidade do bloco face aos esforços transmitidos pelos pilares, destacou o texto do relatório. Desde 2007 o Tribunal do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), em uma auditoria " in loco ", nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo M. Salles, juntamente com alguns técnicos ( todos engenheiros ); estiveram no local para analisar os dispositivos de segurança instalados como desde guarda-rodas e defensa metálica. Em fevereiro de 2019, o então governador de Santa Catarina na época, Carlos Moisés, assinou digitalmente uma ordem de serviço para a " supervisão e início das obras de recuperação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos "; com prazo de 24 meses para a conclusão e investimentos de R$ 29,6 milhões e mais R$ 1,3 milhão para a supervisão, controle e fiscalização dos trabalhos. 

Segundo informações, a empresa responsável pelas obras das pontes foi a CEJEN Engenharia Ltda; de Curitiba (PR), vencedora do processos licitatório realizado em 2016. Já, a supervisão, controle e fiscalização dos serviços ficou a cargo da Engevix.

SANTA CATARINA PRECISA SABER O ESTADO ATUALIZADO DAS PONTES ILHA - CONTINENTE

Há uma espécie de desconexão entre o período de 2019 em que o governo à época contratou empresa para realizar serviços nas duas pontes ( Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles ) e o que até a metade do ano de 2024 sequer praticamente nadfa foi feito em relação às reformas das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles - algo para tanto o TCE quanto o MPSC e até o próprio governo do Estado de Santa Catarina; ambos explicarem à sociedade catarinense em que situação realmente encontram-se ambas as pontes que liga Ilha- Continente de Florianópolis (SC).

O que não poderá repetir-se é o que ocorreu com a POnte Hercílio Luz, que levou cerca de 30 anos para a recuperação e onde foram investidos mais de meio bilhão de reais e ainda gerou uma CPI _ Comissão Parlamentar de |Inquérito na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em que apresentou um relatório final ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina, contendo cerca de 51 mil páginas da CPI da Ponte Hercílio Luz, contendo inúmeras irregularidades e com suspeita de desvios milionários ao longo deste período de quase 30 anos.

SITUAÇÃO DAS PONTES QUE LIGAM ILHA - CONTINENTE EM FLORIANÓPOLIS (SC), GERA PREOCUPAÇÃO

O relatório da área técnica teve início, loco em seguida, segundo informações. Documentos foram requeridos pelo TCE junto ao Deinfra e o processo de auditoria do TCE foi submetido à época ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), para análise. Em 2023, diante da inércia do governo do Estado de Santa Catarina; em relação as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, o MPSC determinou que o governo do estado de Santa Catarina, precisa realizar as reformas das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, mas até meados de 2024, praticamente nada foi realizado.

Um acordo havia sido assinado entre o MPSC e o Governo do Estado de Santa Catarina em julho de 2023 para promover a plena recuperação das duas pontes que ligam a Ilha ao Continente em Florianópolis (SC) - a " ILHA DA MAGIA ". Além desta gravíssima situação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo M. Salles, o próprio Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), determinou que em relação à situação de precariedade existentes em três estruturas em Florianópolis (SC); - o Elevado Presidente Kennedy, ( saída da Ponte Hercílio Luz ) pelo lado Continental; a ponte sobre o Rio Itacorubi; e também sobre a Passarela da Avenida Paulo Fontes, centro, a qual liga o Terminal Rodoviário Rita Maria com o Ticen ( Terminal Central de Integração ); fizesse com que a prefeitura nestes três casos apontados pelo TCE; apresentasse detalhamento de recuperação, pois segundo o TCE; " apresentam certo risco à sociedade ". A Prefeitura de Florianópolis (SC), providenciou após, a retirada da passarela frente ao Terminal Rodoviário Rita Maria, centro.