GOVERNADOR DE SC CITA " COR DA PELE DAS PESSOAS " AO ELOGIAR CARACTERÍSTICAS DE POMERODE (SC)

Ao enaltecer algumas das principais características de Pomerode (SC), no Vale do Itajaí, durante entrevista à Imprensa na abertura oficial da Festa Pomerana, em Pomerode (SC), na quarta-feira (15/1); o governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), gerou logo em seguida; críticas e acusações de racismo. 


Jorginho Mello (PL), ao elogiar as características de Pomerode, conhecida como sendo a " cidade mais alemã " do Brasil, frisou : " Pomerode se destaca pela beleza em casas de enxaimel, pela cor da pele das pessoas ( sic ); pela mistura, pelo que representa para todos nós.

Então, estar aqui em Pomerode...; todas as pessoas que vêm para cá, voltam, então é sinal (de ) que gostou. É sinal que faz a diferença na vida das pessoas "., disse o governador Jorginho Mello (PL). Um vídeo foi publicado na página da Secretaria de Comunicação ( Secom ) do governo do Estado de Santa Catarina. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello se manifestou sobre o assunto ao publicar uma nota nas redes sociais na quinta-feira (16/1). Diz a nota do governador Jorginho Mello : " Racismo é crime.

É lamentável a tentativa de um vereador do PSOL de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode. Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis. Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso ", manifestou o governador Jorginho Mello, nas redes sociais, referindo-se ao vereador do PSOL de Florianópolis (SC), Leonel Camasão. Segundo informações, o vereador Leonal Camasão (PSOL), vai encaminhar denúncia à Procuradoria-Geral da República, para que seja proposta uma ação penal contra o governador Jorginho Mello (PL).

De acordo com dados do Censo de 2022 do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ), a população da cidade catarinense de Pomerode (SC), no total de 80,4% é branca, e 19,4% é classificada como preta ou parda.